A B2W — detentora dos sites Americanas, Submarino e Shoptime — está promovendo uma série de medidas de contenção dos impactos da crise gerada pelo Covid-19 e de apoio aos lojistas parceiros conectados ao seu marketplace, grande parte deles micro e pequenos empreendedores.
A companhia passa a ofertar crédito para mais lojistas de pequeno porte terem capital de giro, oferecendo condições diferenciadas como carência de até 75 dias para o início do pagamento. Garantindo a tomada de crédito consciente, a B2W acompanha os parceiros e realiza consultoria financeira para avaliar a necessidade de cada lojista.
“Entendemos que os pequenos negócios são os mais afetados nesta crise e queremos ajudá-los a fortalecer suas operações”, explica Fábio Abrate, diretor financeiro e de relações com investidores da B2W Digital.
“A iniciativa de ampliar a oferta de crédito para os lojistas parceiros tem como único objetivo garantir que eles tenham os recursos financeiros necessários para continuarem operando seus negócios nesse momento desafiador. O trabalho de análise e acompanhamento feito com cada parceiro é essencial para que o crédito seja tomado de forma sustentável”, complementa.
Seguindo esta linha, a B2W lançou em seus sites — Americanas, Submarino e Shoptime — a campanha “Apoie o comércio local”, na qual o cliente, no momento da compra, pode mapear os lojistas por meio de estado, cidade e departamento e dar preferência a realizar seus pedidos com pequenos comerciantes locais.
Também foi disponibilizada no Portal do Parceiro uma homepage informativa, que traz dados e atualizações contínuas sobre o vírus Covid-19. Os parceiros encontram nessa página dicas para continuar operando de forma segura neste período, como, por exemplo, orientações para garantir a higienização na expedição dos pedidos.
No intuito de viabilizar que as lojas físicas continuem vendendo durante a quarentena, a B2W também está conectando ao seu marketplace, de forma acelerada, lojistas físicos que aceitam o aplicativo Ame Digital como forma de pagamento.
Dessa forma, além de auxiliar na continuidade da operação de empreendedores, a companhia oferece mais opções de compras e garante um estoque maior para seus clientes. A B2W está, ainda, agilizando o processo de ativação e ambientação de todos os lojistas que estão solicitando cadastro neste momento.
E dando continuidade às ações, a companhia, que normalmente realiza repasses de pagamento quinzenais, fará pagamentos semanais aos pequenos e microempreeendedores neste período, para auxiliar no fluxo de caixa e fortalecer suas operações.
Durante a quarentena, os parceiros também podem continuar seus treinamentos por meio dos webinars virtuais promovidos pela Universidade B2W Marketplace. Com dicas sobre temas diversos do e-commerce que podem ajudá-los a aprimorar suas operações e manter a rentabilidade dos negócios, os webinars trazem ainda boas-práticas de prevenção ao Covid-19.
Covid-19
Alinhada com o compromisso maior de promover o bem-estar de seus clientes, associados e parceiros, a B2W criou um comitê para o acompanhamento sistemático da evolução do coronavírus no País e no mundo, e a adoção rápida de medidas de contenção. Seguindo as premissas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e a orientação de sua área interna de segurança e saúde, foram definidas ações adicionais preventivas e corretivas para assegurar um ambiente saudável para todos.
Seguindo com sua operação para atender à população, a companhia adotou medidas emergenciais de mudança no dia a dia de sua equipe de associados, deslocando parte da equipe para trabalhar de forma remota. Onde isso não foi possível, como nos centros de distribuição, houve reforço intensivo de limpeza e higienização, além de campanhas de prevenção do vírus Covid-19 e distribuição de álcool gel para todos os associados e motoristas/entregadores conectados à plataforma de logística e distribuição.
A companhia também redobrou a atenção com a higienização de todos os pedidos entregues e disponibilizou informações para o cliente em seus sites.