
Em estudo recente da PYMNTS, 46% dos frequentadores de restaurantes afirmam ser mais provável advogarem por um lugar após lerem resenhas positivas online. Ao mesmo tempo, 29% declararam que provavelmente ou muito provavelmente evitariam um local caso houvesse avaliações negativas.
O relatório contou com a participação de, aproximadamente, 2.300 respondentes e visava compreender como os consumidores engajam digitalmente durante uma refeição fora de casa.
Dentre as respostas coletadas, apesar da existência de plataformas para avaliação como OpenTable e TripAdvisor, as preferências dos consumidores ficam com: Google (62%), Facebook (52%), YouTube (46%) ou Instagram (39%), antes de escolherem um restaurante.
Atualmente, em função do mercado digital, cada consumidor possui o poder de avaliar, positivamente ou negativamente, um local. Uma média de 39% dos entrevistados revela que deixariam resenhas positivas após uma experiência agradável, enquanto 22% afirma que avaliaria negativamente experiências abaixo da média.
Segundo a pesquisa, os consumidores são nove vezes mais prováveis de compartilhar experiências positivas e não negativas. 81% dos entrevistados disse que recentemente compartilhou uma resenha positiva, somente 9% escreveram avaliações negativas.
Avaliações geracionais

Os millennials aparecem como os melhores embaixadores para as marcas, já que, de acordo com o estudo, são mais propensos a postarem avaliações de restaurantes. Cerca de 40% dos respondentes afirmaram que fizeram, no último mês, uma avaliação; e 87% dizem que a resenha foi positiva.
Por outro lado, a geração Z aparece como uma das mais difíceis de agradar. Aproximadamente 15% declararam que compartilhariam uma avaliação negativa após uma experiência ruim. Vale ressaltar que os consumidores dessa geração mais frequentemente confiam nas avaliações online.
No caso da geração dos boomers, a semelhança é similar quando se trata de avaliar negativamente uma experiência, com 13% dizendo que fariam postagens negativas sobre a vivência.
Para conhecer mais sobre as oportunidades da categoria e ouvir conteúdos exclusivos participe do Congresso Grocery & Drinks no Hotel Unique (SP), dia 12/03.
Fonte: PYMNTS