Em um mercado cada vez mais tecnológico e competitivo, atrair os clientes requer executar estratégias de marketing de forma precisa. Porém, sozinho, não há como fazer isso e acaba se tornando um desafio para vários empreendedores.
Para atingir os clientes em grande escala, uma dessas estratégias é a automação de e-mails, que além de tornar o seu tempo mais produtivo, permite uma série de benefícios importantes para o negócio. Confira mais detalhes a seguir:
O que é automação de e-mails?
Usada por muitas empresas, a automação de e-mails é o processo de enviar automaticamente uma sequência de e-mails para os clientes ou clientes em potencial com base em ações, eventos ou disparadores definidos.
É uma estratégia eficaz, pois auxilia na otimização do tempo e dos recursos da empresa, envolve os clientes de forma personalizada e o estimula a realizar alguma ação.
Como essa estratégia ajuda o e-commerce?
Para que o empreendedor não precise ficar enviando e-mails manualmente para seus clientes, a automação de e-mails é importante para o negócio, por várias razões, como:
– Configurar o fluxo dos e-mails;
– Comunicação automatizada para acompanhar a jornada do cliente;
– Personalização com base nos dados de preferência;
– Programação e disparo dos e-mails;
– Aumento das vendas e retenção dos clientes.
Exemplos de mensagens para automações de e-mails
Existem diferentes mensagens que podem ser incluídas para gerar uma comunicação mais eficaz, estreitar laços com seus clientes e impulsionar suas vendas.
Boas-vindas
Utilizado quando o usuário faz o cadastro em algum site ou alguma lista de e-mails. Costuma apresentar informações gerais da empresa, benefícios e direcionamento para os próximos passos.
Carrinho abandonado
Sabe quando o cliente seleciona os produtos no carrinho, mas não finaliza a compra? Um e-mail de carrinho abandonado é benéfico para lembrá-lo desses itens pendentes e incentivá-lo a concluir a compra.
Confirmação de pedidos
O cliente recebe detalhes do pedido, quais os itens comprados, quantidades, preços, informações de entrega, etc. Além de mostrar para o cliente que o pedido dele foi registrado corretamente, isso traz credibilidade para a empresa.
Cupom de desconto
Uma ótima opção para ser utilizada na primeira compra dos clientes. Para aumentar as chances de conversão, é possível aliar esse cupom com o e-mail de boas-vindas. Isso cria uma impressão positiva da empresa e estabelece um relacionamento com os clientes.
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