Imagens de alta qualidade, vídeos, carregamento rápido de página e website responsivo no mobile são algumas das principais características para avaliar na sua loja online
Ter um site otimizado é um elemento crucial para o sucesso de uma loja-online. Adotar estratégias de otimização é fundamental para que os usuários tenham uma ótima experiência de compra e retornem outras vezes, ou até mesmo, indiquem o site para conhecidos. Mas o que caracteriza essa otimização?
A Akamai, empresa de nuvem que potencializa e protege a vida online, responderá essa pergunta durante a sua participação no Fórum E-Commerce Brasil para esclarecer as principais dúvidas e demandas voltadas para o desempenho das lojas on-line. A feira, que é considerada o maior evento de e-commerce da América Latina, acontecerá nos dias 26 e 27 de julho com uma extensa programação que trará mais de 200 palestrantes, além de uma série de painéis, empresas expositoras, experiências especiais e oportunidades de geração de negócios.
Segundo Helder Ferrão, Gerente de Marketing de Indústrias da Akamai Technologies para América Latina, existem alguns pilares fundamentais a serem analisados dentro do e-commerce. “O primeiro está voltado para a qualidade do site. As imagens estão em qualidade adequada? Existem vídeos que ajudam o consumidor a avaliar o produto? Esse é o primeiro ponto. Sabemos que para entregar isso ao consumidor, o site pode ficar pesado, deixando o carregamento de página mais lento, e esse é o segundo ponto a ser avaliado. Por fim, vale analisar se o seu site consegue suportar um grande número de visitas e compras sem “sair do ar”, evitando prejuizos financeiros e de imagem”, comenta ele.
Otimização de imagens
Segundo a Akamai, empresa de nuvem que potencializa e protege a vida online, 46% dos usuários móveis esperam que um site carregue tão rápido ou quase tão rápido quanto em um destoktop e de acordo com a empresa, cerca de 63% de todo o peso da página de um site vem de imagens. Por isso, implementar soluções para otimização de imagens e vídeos, evitando tempo de inatividade e garantindo uma alta taxa de conversão, é o diferencial que as marcas devem investir.
Para tornar as páginas mais leves e rápidas é necessário reduzir bytes para imagens, vídeos ou GIFs animados sem prejudicar a qualidade visual. Para reduzir o peso da página equilibrando automaticamente qualidade e desempenho otimizando formatos e níveis de compactação, é preciso comprimir as imagens mas de modo que a qualidade percebida ao olho humano não seja notada, as mudanças deve ser imperceptíveis.
Além disso, é necessário tornar a mídia responsiva habilitando a navegação em todos os canais e dispositivos com mídia adaptada para designs responsivos. Sendo possível acessar o website pelo celular ou computador e obter a mesma qualidade e usabilidade.
Gerenciamento de tráfego global
Quando falamos de tráfego, é importante pensar nos momentos de pico de vendas. “Segundo dados da Akamai do ano passado, houve um aumento de 2% no tráfego de varejo online na Black Friday de 2021 em comparação com a Black Friday de 2020. No entanto, no Brasil, a empresa observou um aumento de 9% comparado ao último ano. Um volume 450% maior do que a média global observada pela empresa”, comenta Ferrão.
Todo varejista deve garantir que está bem equipado para lidar com altos níveis de tráfego para reduzir dificuldades técnicas e ter um plano de recuperação vigente para proteger as transações dos clientes e seus dados pessoais. Para otimizar o desempenho do site com relação ao tráfego online é necessário possuir um servidor adaptado que suporte o volume de pessoas realizando transações online e também conseguir avaliar se todo o tráfego sendo gerado no website tem origem verdadeira ou não.
Muitos ciberataques funcionam de forma a imitar volume de tráfego verdadeiro, como é o caso de bots e DdoS, por isso é fundamental avaliar se as seguranças necessárias estão disponíveis nos servidores do e-commerce.
“Estatísticas de anos anteriores revelam que 2.4 segundos é o tempo ideal de carregamento de um site, para os usuários. Um alto volume de visitas ou ciberataques pode afetar o desempenho do site. Quando o consumidor tem uma experiência ruim, 43% dos clientes abandonam o website e procuram outra marca, sendo que 41% destes dificilmente retornam, e ainda 28% afirmam não retornar mais ao website lento”, conta Helder Ferrão.
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