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A importância da personalização em escala no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A personalização em escala tem se tornado uma estratégia cada vez mais importante para a indústria de e-commerce. Para Pablo Pilon, diretor comercial da Adobe, a personalização em escala permite oferecer experiências personalizadas e contextualizadas em todo e qualquer canal. Isso é fundamental para transformar e aprimorar a comunicação com o cliente da melhor forma possível.

Segundo Caio Tamarini (à direita), é fundamental não divergir a interação e a forma independente do canal escolhido pelo cliente / Foto: Ruan Carlos

Já Caio Tamarini, diretor comercial da Webjump, afirma que a personalização em escala é um assunto discutido, mas poucas empresas fazem com alta assertividade. “É importante buscar uma comunicação com o cliente e estar pronto para quando ele desejar falar, em tempo real. Além disso, é fundamental não divergir a interação e a forma independente do canal escolhido pelo cliente”, disse.

Um dos principais desafios da personalização em escala é fazer a correta personalização de dados para o cliente. É necessário buscar as vontades do cliente e avisá-lo sobre informações relevantes, como por exemplo a falta de estoque de um produto ou a chegada de outro que estava em falta. Além disso, vale unir conteúdo e colaboração para criar segmentos de pessoas que pesquisam determinado produto, mesclando fontes de dados comportamentais e digitais.

Personalização em escala e os seus benefícios

A hiperpersonalização é um nível de maturidade no conteúdo que permite otimizar para cada canal, criar experiências, gerenciar ativos, entrega de omnichannel e fluxo de trabalho. Para isso, é necessário ter três pilares nivelados: personalização inteligente, contextual e relevante em tempo real.

A unificação do mundo offline e online é outro ponto importante da personalização em escala. Isso porque é preciso ter um mindset de produto e evolução constante, mostrando ao cliente qual é o próximo passo. A entrega de valor constante, planejada, alinhada e refinada é fundamental para a atuação em uma área de governança não apenas no operacional, mas também no tático e estratégico.

Os benefícios da personalização em escala são muitos, como:

– crescimento de receita;

– satisfação do cliente;

– crescimento do ROI;

– redução de marketing e custo de vendas;

– e diminuição de custo para atendimento ao cliente.

Por fim, os executivos destacaram a importância sobre divulgar as novidades no canal de comunicação com os clientes (como e-mail marketing, redes sociais e outros meios de comunicação relevantes para o público-alvo).

Por Leon Costa, em colaboração para o E-Commerce Brasil