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8 principais pilares que aumentam a conversão de um e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em 2023, o setor de varejo no Brasil testemunhou uma temporada muito mais positiva do que em 2022, segundo IBGE. Porém, a história não acaba por aí. Muito pelo contrário: as projeções para 2024 são impressionantes. 

Segundo a Worldpay from FIS, há previsão de que as vendas pelo e-commerce no Brasil atinjam a marca de R$314,8 bilhões. Ou seja, se comparar com os R$202,2 bilhões registrados em 2020, época da pandemia, esse aumento significativo só demonstra o quão consolidado é o e-commerce no cenário econômico brasileiro.

E pensando nessa trajetória ascendente do setor, a Vello revela abaixo os 8 principais pilares que ajudam a aumentar as conversões do e-commerce. Então, pegue papel e caneta (ou seu bloco de notas), e não deixe de anotar essas informações importantíssimas para os negócios.

Celular com site de ecommerce aberto
Imagem: reprodução

1. Carregamento rápido

Um dos fatores determinantes para o sucesso de um e-commerce é o tempo de carregamento do site, pois isso influencia tanto a experiência do usuário quanto o posicionamento nos mecanismos de busca. 

Sites lentos espantam visitantes, que, por sua vez, podem optar pelo e-commerce da concorrência. Por isso, é essencial otimizar o site para que ele carregue o mais rápido possível, usando técnicas como: redução de imagens, eliminação de scripts, uso de uma boa hospedagem, entre outras.

2. Categorias organizadas

Um dos aspectos essenciais de um e-commerce é ter categorias organizadas, a fim de facilitar a navegação e a busca dos produtos pelos visitantes. 

As categorias devem ser criadas de acordo com o perfil do público-alvo, de forma clara e intuitiva, além de conter filtros e ordenações que auxiliem a refinar os resultados. 

Dessa forma, as possibilidades de o visitante encontrar o que busca e se interessar pelos seus produtos (e comprar) serão muito maiores.

3. Condições comerciais bem selecionadas

As condições comerciais de um e-commerce são fundamentais para a conversão. Por isso, ele deve oferecer condições que sejam atrativas e competitivas, tais como: preço justo, várias formas de pagamento, frete grátis, cupom de desconto, entrega rápida, política flexível de troca e devolução, entre outras.

Além do mais, essas condições podem influenciar na decisão de compra do visitante, bem como na sua fidelização e recomendação.

4. Banners estratégicos

Os banners são elementos visuais que podem atrair a atenção dos visitantes e destacar as ofertas, promoções, lançamentos, condições comerciais e atendimento do e-commerce. 

No entanto, o uso de banners requer cuidado, pois todos os elementos contidos neles, como design, cores, imagens e textos, devem estar harmonizados com o branding do e-commerce. 

Além disso, uma chamada para ação clara e um direcionamento para uma página relevante são pontos primordiais que um banner estratégico deve ter. 

Porém, vale um aviso: o uso excessivo de banners pode prejudicar a estética do site e desviar o foco do visitante do seu objetivo principal – que é a conversão.

5. Produtos com boas fotos e descrição completa

Os produtos são o elemento central do e-commerce. Por isso, eles devem ser apresentados da melhor forma possível. 

O e-commerce deve investir em fotos de qualidade, com objetivo de evidenciar os detalhes, as cores, as dimensões, as funcionalidades e os benefícios do produto. 

Ademais, a loja online também deve conter descrições completas dos produtos, e que sejam informativas, persuasivas e otimizadas para os mecanismos de busca; além de utilizar palavras-chave relevantes, títulos, subtítulos, listas e parágrafos curtos.

6. Prova social e depoimentos reais

A prova social é uma técnica de marketing que consiste em demonstrar aos visitantes que outras pessoas já compraram e aprovaram os produtos ou serviços do e-commerce, com intuito de gerar mais confiança e credibilidade. 

A prova social pode ser usada no site de várias formas, como a exibição do número de vendas, de avaliações, de seguidores nas redes sociais, de selos de qualidade, e entre outros dados. 

Além disso, depoimentos reais de clientes satisfeitos também podem ser usados, os quais relatam como foi a experiência de compra, como o produto solucionou o seu problema, como o atendimento foi bom, e entre outros aspectos relevantes.

7. Checkout simples e intuitivo

O checkout é a etapa final do processo de compra e também é a mais crítica, pois é onde muitos visitantes desistem e abandonam o carrinho. 

Contudo, para evitar isso, o e-commerce deve oferecer um checkout simples e intuitivo, que seja rápido, seguro e fácil de usar. 

Por isso, o checkout deve solicitar apenas as informações necessárias para a compra, além de oferecer: opções de cadastro e login, resumo do pedido, valor do frete, prazo de entrega, várias formas de pagamento, selos de segurança, entre outras boas práticas.

8. Página de confiança e “quem somos”

Um dos itens indispensáveis de um e-commerce é a página de confiança e “quem somos”, pois é ela que apresenta aos visitantes quem é o e-commerce, qual é a sua história, qual é a sua missão, visão e valores, quais são os seus diferenciais, quais são os seus contatos, e entre outras informações da marca.

Portanto, essa página estabelece um vínculo com o público, mostrando a sua personalidade, a sua transparência e a sua humanidade; gerando empatia e confiança.

Com todos esses pilares anotados em seu caderno, chegou a vez da prática. Para acelerar todo esse processo e contar com uma equipe especializada que vai fazer o e-commerce crescer ainda mais, clique aqui para conhecer a metodologia da Vello Performance.