45% das vendas do e-commerce foram feitas via smartphones e tablets no terceito trimestre de 2015, segundo uma nova pesquisa da IMRG Capgemini Quarterly Benchmarking Index. O último estudo da empresa revelou que houve um aumento na proporção de vendas feita via dispositivos móveis, o que diminuiu o incentivo do lançamento do iPhone 6. O m-commerce foi responsável por 42% das vendas nos dois trimestres anteriores.
Enquanto as vendas no m-commerce ainda estão abaixo da metade, elas são responsáveis por metade do tráfego. Visitantes que entraram em websites de varejo através de dispositivos móveis representaram 63% de todos os visitantes no mesmo período (entre Agosto e Outubro), e tiveram um aumento de 60% no segundo trimestre este ano.
Mas enquanto o tráfego e as taxas de conversão do mobile está crescendo, eles ainda vêem as maiores taxas de rejeição – 35,4% nos smartphones – e taxas de abandono no checkout, que são 52% mais altas que o desktop e laptops.
As vendas multicanais também estão aumentando, com pedidos realizados online para retirada na loja física alcançando seu maior share no online – 23% no terceiro trimestre de 2015, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. “Com quase dois-terços do tráfego dos sites de varejo agora vindo dos dispositivos móveis, fica claro que os smartphones e tablets agora são a escolha preferida da maioria dos consumidores virtuais. O lançamento do iPhone 6S e do 6S Plus aparecem com impacto positivo na penetração do varejo móvel, com 45% das vendas online agora vindo do mobile durante o terceiro trimestre, 37% a mais em relação ao ano passado. Um ponto-chave foi alcançado pelos varejistas de beleza e saúde, com smartphones e tablets agora representando metade de todas as suas vendas online”, disse Tina Spooner, Chief Information Officer da IMRG.
Já para o Head of Digital, Consumer products e Retail da Capgemini, Alex Smith-Bingham, “Graças às funcionalidades avançadas dos smartphones de hoje, o m-commerce transformou a longa jornada em um período relativamente curto de tempo. Usando as tecnologias disponíveis dos varejistas é possível criar uma experiência mais intuitiva, freqüente e conveniente do que em um PC, então não é nenhuma surpresa que mais clientes escolham fazer compras em seus smartphones”, disse.
Fonte: Internet Retailing