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30 maiores países no e-commerce incluem 7 nas Américas

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

As Américas, como um todo são responsáveis por sete dos 30 maiores países listados no Global E-commerce Index, divulgados pela A.T Kearney 2015. O México figura na lista pela primeira vez.

Global E-commerce Index listou os top 30 países com melhores oportunidades no mercado de varejo online. O ranking é baseado em variáveis, incluindo fatores macroeconômicos, adoção de tecnologia do consumidor e comportamento de compra.

De acordo com o estudo da A.T Kearny, as vendas online em todo o mundo provenientes do mobile e desktop vão alcançar $995 milhões este ano e $1,1 trilhão no próximo ano. Boas notícias para todos os varejistas do e-commerce. Veja a lista dos países americanos listados no ranking:

País Posição
Estados Unidos 1
Canadá 11
México 17
Chile 19
Brasil 21
Venezuela 24
Argentina 29

Uma economia de crescimento contínuo e forte ajudou o Estados Unidos a se posicionar à frente da China, como líder global no e-commerce. As vendas no comércio eletrônico ao redor do mundo aumentaram para $840 bilhões em 2014 com os EUA sendo responsável por mais de um quarto desse número ($238 bilhões).

O México, que nunca havia aparecido na lista antes agora se posiciona em 17º. A pesquisa da A.T. Kearney atribuiu esse posicionamento do país à população jovem e conectada do México que está em média muito mais alta: 32% de crescimento em relação ao ano anterior nas vendas online. O total de vendas online no México foi de $6,6 bilhões em 2014. E as novidades continuam a melhorar com crescimento parecido esperado para os próximos cinco anos.

Mesmo escorregando para o 21º lugar, o Brasil cresceu 18% em vendas de e-commerce no ano passado, atingindo $13 bilhões em 2014. “Varejistas online ainda consideram o Brasil como um mercado de e-commerce em expansão, impossível de ignorar”, diz o estudo da A.T Kearney.

O estudo Nielson Global Survey of E-commerce divulgado em agosto de 2014 também aponta a América Latina como destaque,  lembrando que a região emergente tem o maior índice online de navegação.

“Latino-americanos são compradores virtuais entusiastas, mas a infraestrutura do varejo eletrônico ainda não não vai de encontro às oportunidades de conversão oferecidas”, diz John Burbank, presidente de iniciativas estratégicas da Nielson.

A maioria dos consumidores latino-americanos pesquisam online por equipamentos eletrônicos celulares, roupas, carros e motos, passeios e reservas de hotel, de acordo com o estudo da Nielson. A categoria mais comprada pelos latinos é passagem de avião e reservas, que historicamente é o ponto inicial para consumidores ganharem confiança na experiência de compra online.

Em todo o mundo o e-commerce cresceu mais de 20% em 2014, de acordo com a A.T Kearney. Porém as vendas online como um todo permanecem representando menos de 10% do total de vendas do varejo – não importa em qual parte do mundo você está, seu mercado de e-commerce tem potencial para crescer.

Fonte: SLI