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Você sabe usar as taxas de conversão a seu favor?

por Regiane Monteiro Terça-feira, 05 de julho de 2016

As taxas de conversão são extremamente importantes, especialmente para os e-commerces, pois exibem a eficiência da loja no processo que efetivamente leva receitas a seu caixa: as vendas. E por mais que muitos gestores trabalhem diariamente para aumentar as taxas de conversão de suas lojas virtuais, a verdade é que ainda são poucos os que realmente conseguem ser eficientes no monitoramento e na mensuração dessas taxas, sabendo o que fazer para melhorar seus demonstrativos de desempenho. Pronto para mudar essa realidade? Então confira agora mesmo qual é a importância das taxas de conversão e o que você pode fazer para melhorar seus números:

Preparação da loja

Antes de sequer pensar em começar a monitorar suas taxas de conversão é importante que sua loja virtual esteja preparada, o que inclui desde investir na segurança do site até oferecer uma boa experiência para aqueles usuários que acessam o e-commerce por meio de celulares e outros dispositivos móveis. Lembre-se, afinal, de que lojas com desempenho ruim lá no final do processo podem estar falhando exatamente no básico!

Também nesses casos, sua taxa de conversão pode ser o indicativo para que você saiba direitinho em que pontos precisa melhorar. É fundamental, portanto, que sua loja virtual esteja realmente preparada, resolvendo quaisquer empecilhos que possam prejudicar suas conversões. Quer garantir que tudo está nos conformes? Faça você mesmo algumas simulações de compras!

Taxa de conversão

Pode-se dizer que o sucesso de uma loja virtual é demonstrado exatamente por sua taxa de conversão, porcentagem de visitantes que realmente compram do seu negócio. Por isso é que o indicativo é tão importante para o lojista! A lógica é mais que simples: se de 100 visitas que sua loja recebeu foram feitas 3 vendas, sua taxa de conversão é de 3%. Pode parecer pouco, mas se uma loja virtual tem um ticket médio alto, os valores podem se mostrar bastante expressivos no final. Daí a importância de sempre acompanhar seus números e como anda o desempenho do e-commerce em termos de faturamento.

Os números das taxas de conversão servem para sustentar todo tipo de decisões relacionadas ao comércio eletrônico, de forma que o gestor do e-commerce deve se manter sempre focado nas variações desse índice. Para aumentar e taxa, pode-se oferecer promoções, descontos, produtos relacionados, além de outras técnicas que impulsionam as vendas, tudo dependendo do perfil da clientela, das possibilidades do orçamento, da disponibilidade do estoque e de muitos outros fatores diretamente relacionados.

Funil de vendas

A ideia do funil de vendas é guiar o comprador desde o primeiro contato com a marca até a finalização do pedido. O conceito é excelente para que gestores consigam visualizar mais facilmente a trajetória de seus clientes, de modo que possam encontrar quaisquer que sejam os gargalos impossibilitando seus visitantes de finalizarem suas compras.

Quando se trabalha com o conceito de funil de vendas, o processo é dividido em etapas, simplificando o mapeamento do que se pode fazer em cada uma delas. Confira um exemplo para que possa entender melhor:

  • Topo: momento em que acontece o primeiro contato com sua marca — podendo ser a leitura de um post no seu blog, por exemplo;
  • Meio: nessa fase, o visitante normalmente está navegando em sua loja e conhecendo seus produtos, demonstrando algum interesse real de compra;
  • Fundo: é o final do processo, podendo ser representado por seu carrinho de compras ou processo de checkout.

Só de se dividir em topo, meio e fundo já fica mais fácil entender o processo como um todo e até como fazer para usar as taxas de conversão a seu favor, não é verdade? Pois essa é, com certeza, a melhor maneira de alavancar seus números, pois possibilita uma organização de pensamentos e ações sem igual. Então comece agora mesmo a listar o que fazer em cada uma das etapas!

Investimento em tráfego

Gratuito ou pago: não importa. De uma forma ou de outra, o gestor precisa saber como está a qualidade do tráfego em sua loja. Como a taxa de conversão é a proporção de visitantes que compram de você, é essencial fazer uma mensuração da qualidade de suas visitas. Se os números do tráfego orgânico estiverem ruins, por exemplo, você pode investir em SEO. Caso queira aumentar de modo mais imediato suas visitas, pode apostar em campanhas de links patrocinados ou em anúncios nas redes sociais. De qualquer maneira, todo o seu tráfego pode ser mensurado, de forma que você consiga facilmente saber o que está apresentando os melhores resultados. Então fique atento!

Agora nos conte: como acompanha suas taxas de conversão hoje em dia? Deixe um comentário e acompanhe o conteúdo em nossa página no Facebook.

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