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Você recebeu um presente!

Que a tecnologia mudou completamente o comportamento das pessoas, inclusive na forma de comprar, é um fato, e nos leva a pensar no quanto mudou também a maneira de presentear.

Antes era preciso ir a uma loja, escolher o produto, efetuar a compra e, depois, levar para quem fosse receber o presente. Hoje existem inúmeras opções na internet, pois o mundo do comércio eletrônico está cada vez mais recheado de ótimas oportunidades, descontos, garantias, reembolsos pós-compra e muito mais opções de escolha.

Nesse universo, podemos destacar o quanto é prático e o quanto é possível escolher e pesquisar usando apenas um computador (ou notebook, celular, smartphone etc.) conectado à internet. Com ganho de tempo, a compra pode ser muito mais bem planejada, permitindo até mesmo adquirir um presente melhor do que se imaginava inicialmente. Mas há quem deve se perguntar: comprar online e mandar entregar o presente não quebra a magia e a emoção do momento de ser presenteado? Eu aposto e afirmo que não. Os hábitos mudaram, tudo ficou muito mais rápido, porém o encanto de presentear não diminuiu.

Imagine só a felicidade de alguém ao saber que você parou tudo o que estava fazendo para procurar um presente, escolher a melhor loja, olhar cada detalhe, pensar no seu jeito e no seu estilo. Isso sem falar nos comentários e nas opiniões sobre o produto, pois em tempos de alta interatividade, redes sociais, consumidor dinâmico, exigente e munido de informações, nada passa despercebido, e, se as referências não forem boas, a compra não se efetiva. Portanto, optar por uma loja virtual na hora de presentear agrada, e muito, além disso, a surpresa de receber e abrir o pacote continua o mesmo, com um charme a mais, eu diria.

Se um loja foca seus esforços em uma área para indicação de presentes, não basta ter embrulho e cartão. Dois aspectos são determinantes para essa compra: a certeza da entrega no prazo e acertar na escolha do presente.

Cumprimento do prazo de entrega é uma condição fundamental para um consumidor que vai mandar um presente em uma data especial para um terceiro. Assim, as sugestões de produtos com os melhores filtros e os itens mais desejados já ajudam muito. Porém essas decisões estarão cada vez menos dependentes da equipe de marketing e filtros internos. As aplicações integradas às redes sociais e o uso da inteligência coletiva podem ter um papel chave no auxílio dessas escolhas.

O comportamento de compra de presentes está mudando, a felicidade e a experiência de abrir um pacote que foi escolhido com tanto cuidado e carinho continuam iguaizinhas às de antigamente. Quem sabe possa ser de maneira ainda mais surpreendente com uma ajuda da sua loja preferida e de novos recursos sociais.

 

Artigo publicado na Revista E-Commerce Brasil, edição 06 .

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