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Veja como aproveitar o carnaval para vender mais no seu e-commerce

Por: Álvaro Souza

Executivo de Marketing, Vendas e Inovação, com mais de 20 anos de experiência em atuar no crescimento de empresas desenvolvendo modelos inovadores. Já atuou em multinacionais como Volkswagen e Jeep, e hoje está como Head de Growth no Reclame AQUI e RA Trustvox responsável direto pelo crescimento de receita da empresa e dos parceiros.

Apesar do cancelamento e adiamento das festividades nas principais capitais do país – por causa da pandemia e alta nos casos de outros vírus da gripe -, ainda é possível aproveitar o carnaval para vender mais. No entanto, é necessário preparar o e-commerce para atrair mais consumidores.

Afinal de contas, diversos nichos de mercado têm a oportunidade de aumentar o faturamento na data comemorativa, como agências de turismo, serviços de hospedagem, transportes, locação de carros, grocery e até bebidas para quem vai comemorar em casa. Mais: quem viaja para praia, por exemplo, investe em roupas de banho, cosméticos como protetor solar, óculos de sol, itens de tecnologia etc.

Sendo assim, independentemente do setor em que o seu e-commerce atua, vale a pena seguir as dicas que veem seguir.

Melhore a experiência do consumidor

Customer Experience (CX) – ou experiência do cliente – é um conjunto de percepções que o consumidor acumula durante todas as interações diretas e indiretas com a marca. O atendimento ao cliente, os comentários que o comprador lê nas redes sociais, as queixas postas em sites de reclamações e as avaliações lidas sobre a loja e os produtos contam para uma imagem positiva ou negativa da marca.

Nesse contexto, os reviews ganham destaque porque melhoram a reputação da marca e contribuem para o aumento da taxa de conversão. Até porque aproximadamente 95% dos consumidores afirmam que as avaliações postadas na Internet influenciam nas suas decisões de compra.

No setor hoteleiro, as estatísticas que evidenciam a importância dessas avaliações são bem interessantes. De acordo com um levantamento da Revenue Hub:

  • um crescimento de 0,1 ponto na reputação do hotel pode representar aumento de 25% na taxa de conversão;
  • subir a reputação de 3,5 para 3,7 pode representar um aumento de 120% na taxa de conversão;
  • empresas com nota 5 e 100% dos reviews positivos geram desconfiança e prejudicam a conversão.

Esse último dado mostra que ter apenas avaliações não basta, os reviews precisam ser verdadeiros para transmitir confiança e credibilidade.

Defina um bom sortimento de produtos

O sortimento é a seleção de produtos colocados à venda no e-commerce divididos em categorias e subcategorias. Garantir uma boa variedade é importante para atender às demandas do público. No entanto, para não exagerar no conjunto de itens disponíveis, é importante estudar o mercado e considerar os seguintes aspectos:

  • variação demográfica;
  • tipos de canais;
  • sazonalidade;
  • metas de vendas;
  • estratégias;
  • público-alvo;
  • tendências.

Integre o sistema de vendas

Se o seu e-commerce conta com mais de um canal de vendas, é fundamental que todos eles funcionem de forma integrada. Afinal de contas, ao fazer a gestão individualizada, é possível vender um mesmo item mais de uma vez, gerar retrabalhos e erros. Sendo assim, é válido investir em tecnologias de integração.

Faça uma boa gestão de estoque

Apesar de e-commerces de todos os nichos faturarem durante o carnaval, nesse período do ano é comum aumentar o volume de vendas de determinados produtos como fantasias, adereços, itens para maquiagem artística, bebidas, entre outros.

Para aproveitar ao máximo o potencial da data, é importante fazer uma boa gestão de estoque com dimensionamento correto de quantidades e variedade de itens, além de garantir eficiência no armazenamento para não gerar perdas.

Invista em tecnologias para gestão de entrega

Frete caro e prazo de entrega longo prejudicam a experiência do usuário. Logo, tais fatores fazem um consumidor desistir da compra. É por isso que as tecnologias na logística são essenciais.

Por meio de ferramentas adequadas, é possível fazer a otimização de rotas para garantir entregas mais rápidas, acessíveis e seguras. Além disso, com ferramentas adequadas, fica mais fácil disponibilizar o código de rastreio do produto para o consumidor acompanhar a entrega.

Com isso, você pode utilizar sua entrega eficiente como uma estratégia para fidelizar ainda mais clientes.

Cuide da identidade visual do site

Muitas cores, confetes, máscaras, balões, fantasias etc. Para o consumidor entrar no clima de festa, vale a pena usar elementos temáticos de carnaval para estilizar o site. No entanto, lembre-se de investir em um design responsivo e unificar a comunicação da marca com campanhas com a mesma identidade visual.

Aposte em campanhas e promoções especiais para o carnaval

Não adianta o site estar em clima de carnaval. Se o consumidor não ver vantagem em adquirir produtos no seu e-commerce, ele não fechará a compra. Simples assim! Logo, é fundamental fazer um bom planejamento de promoções. Brindes temáticos, frete grátis, bônus para a próxima compra e descontos em itens relacionados à data são boas estratégias.

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para divulgação e engajamento do público. Tem Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube, LinkedIn, entre outras. Todavia, não é necessário cadastrar o e-commerce em todas essas mídias.

O ideal é fazer uma pesquisa e identificar os pontos de contato preferenciais do seu público para otimizar os investimentos em marketing. Aliás, apostar em campanhas pagas também é interessante para ampliar o alcance de suas ações.

Elabore estratégias para driblar o abandono de carrinho

A taxa de abandono de carrinho nos e-commerces gira em torno de 70%. Isto é, a cada dez consumidores que iniciam a jornada de compra, apenas três finalizam o processo. No entanto, como os outros sete clientes já demonstraram interesse nos produtos a ponto de adicioná-los ao carrinho, vale a pena empregar esforços para a recuperação.

O fato é que sai mais barato trazer esses consumidores de volta para a loja se comparado ao processo de captação de novos clientes. Então, é interessante investir em algumas ferramentas para evitar o abandono de carrinho. Por exemplo:

  • reviews: ajudam consumidores indecisos no amadurecimento da escolha;
  • diversificação de formas de pagamento: atendem às necessidades de todos os perfis de clientes como Pix, boleto bancário, cartão de crédito e parcelamentos;
  • e-mail marketing: envio de mensagens com lembrete de itens no carrinho. Vale até oferecer um desconto para incentivar o fechamento;
  • remarketing: impacta o consumidor com ofertas do produto de interesse em outras páginas como banners em blogs, redes sociais, aplicativos, entre outros;
  • checkout simplificado: quanto mais fácil for o processo de preenchimento de formulários e pagamento, maior a probabilidade de o consumidor fechar a compra;
  • segurança do site: selos e certificados de segurança são fundamentais para evitar o vazamento de dados. Os consumidores valorizam esse aspecto.

Por fim, planejamento é a palavra-chave para aproveitar o carnaval para vender mais. Afinal de contas, diversos nichos de mercado podem aproveitar as festividades para atrair consumidores. E lembre-se de cuidar da experiência do consumidor para melhorar a reputação da marca e aumentar a taxa de conversão. O customer review merece atenção especial porque facilita a jornada do cliente e pode driblar o abandono de carrinho.

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