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Veja 9 relatórios gerados pelo ERP que são essenciais ao e-commerce

Por: Larissa Lotufo

Jornalista com 8 anos de experiência em negócios digitais. É autora e coautora em 7 livros na área de Direito, Inovação, Segurança Digital e Jornalismo Investigativo. Trabalha na área de Pesquisa e Negócios do PG Advogados, é cofundadora do Lotufo Associados e da Fosily, e-commerce de acessórios para Pet. Prêmio MVP E-commerce Brasil 2019. Entusiasta do saber e da inovação, está sempre em busca de novos desafios!

Adotar relatórios de gestão em seu cotidiano organizacional é essencial para garantir tomadas de decisão ágeis e assertivas. Mas, será que a sua loja está adotando todos os relatórios que precisa?

Essa é uma dúvida de muitos lojistas em todo o mercado. Para olhar para a sua empresa de maneira inteligente e transparente, é importante sempre ter em mãos algumas informações centrais.

E se você questiona a validade de adotar os relatórios gerenciais em sua administração, tenha em mente que por meio destes relatórios é possível:

  • Reduzir erros e evitar retrabalho;
  • Monitorar a produtividade de forma inteligente e assertiva;
  • Elaborar metas com base em dados concretos.

Para alcançar isso de maneira efetiva, é preciso somar as informações recebidas à uma gestão tátil e inteligente. E neste sentido, ter uma ferramenta de automatização destes relatórios, como o ERP, é mais do que essencial!

Então, conheça o que os 9 Relatórios Gerenciais básicos fornecidos pelo ERP podem oferecer ao eu e-commerce.

1 – Relatório de fluxo de caixa

Com o relatório de fluxo de caixa é possível ter um panorama da saúde financeira da sua empresa e acessar informações reais acerca das previsões mensais e valores alcançados.

Deste modo, é possível adotar políticas de antecipação de custos, preparação do caixa para despesas e análise de investimentos possíveis de serem realizados com o ativo em caixa.

Dentro deste relatório, já é possível ter uma visão acerca das contas a pagar e contas a receber. Porém, muitos gestores preferem distribuir estes dados em mais dois relatórios separados.

2 – Relatório de vendas

O relatório de vendas vai trazer informações muito importante sobre a situação de sua empresa. Como, por exemplo, quantidade de vendas realizadas, ticket médio, tempo do fluxo de venda, desempenho por vendedores entre outros.

O interessante deste relatório é que ele pode trazer insights sobre o comportamento de seu consumidor. Dessa forma, você direciona a estratégia de venda de maneira muito mais eficaz.

3 – Relatório de crescimento

Com os relatórios de crescimento em mãos, é possível avaliar o raio-x da sua empresa e analisar o desenvolvimento de cada setor ou da empresa como um todo.

Ele trará informações como número de vendas, taxa de conversão, ROI, tipos de produtos etc. Todas elas podem ser analisadas de maneira particular ou associada, permitindo diversos insights.

4 – Relatório de curva ABC

A partir dos dados fornecidos pelo relatório de curva ABC, é possível ter uma visão macronegocial sobre os indicadores de maior impacto no funcionamento e desenvolvimento de sua empresa.

É possível adotar a curva ABC no estoque para avaliar os produtos com maior vazão; nas vendas para averiguar os itens mais procurados; ou até mesmo em relação aos clientes, para apurar o perfil de consumidor que mais contribui para o desenvolvimento de sua empresa.

É um relatório muito versátil e que traz informações de grande valia para a gestão estratégia de sua loja.

5 – Relatório de controle de estoque

Com o relatório de controle de estoque é possível realizar uma gestão logística mais inteligente. Isso porque os insumos poderão ser utilizados de maneira mais efetiva e desperdícios serão evitados.

Com este relatório você levanta informações como:

  • tipo de armazenamento;
  • tempo de armazenamento;
  • tipos de produtos;
  • e quantidades disponíveis.

Isso facilita a programação de compras e torna a criação de campanhas mais assertiva, focando nas necessidades da empresa.

6 – Relatório de balanço patrimonial

Com o relatório de balanço patrimonial é possível avaliar a situação financeira da empresa de acordo com os ativos (bens e direitos); passivos (obrigações e exigências); e patrimônio líquido (que consiste no saldo entre ativos e passivos).

Com estes dados em mãos, você avalia a situação financeira e econômica do empreendimento, de modo a traçar metas e estratégias com base em dados reais e atualizados.

7 – Relatório orçamentário

O relatório orçamentário é essencial para você ter clareza sobre como está utilizando o dinheiro de sua empresa. Ajuda também a direcionar melhor os gastos para que eles estejam sempre focados no lucro.

De maneira simplificada, ele apresenta uma previsão de receitas e despesas, com base nas informações de meses anteriores. Recomendo que utilize dados de ao menos 3 meses anteriores para garantir uma boa avaliação.

8 – Relatório de satisfação

O relatório de satisfação é usualmente utilizado em duas frentes: para avaliar a satisfação de seus clientes e para avaliar a satisfação de seus funcionários.

Ambos são super importantes para o desenvolvimento e crescimento de sua empresa ser sempre contínuos e positivos.

O relevante nestes relatórios são as respostas, e não a pessoa que forneceu o dado. Por isso, sugiro ter em mente que os dados fornecidos são o feedback que a sua empresa está recebendo e devem ser tratados com seriedade e compromisso.

9 – Relatório de acompanhamento de metas

O relatório de acompanhamento de metas é muito importante na análise tática de sua loja. Ele permite que as estratégias adotadas sejam estudadas com cuidado e inteligência.

Com este relatório é possível identificar valores e dificuldades, traçar prazos e objetivos de maneira assertiva e real.

Ao adotar estes 9 relatórios de gestão, o funcionamento da sua loja se torna muito mais inteligente e eficaz. Afinal, irá basear as tomadas de decisão em dados reais e atualizados, permitindo um crescimento mais seguro e escalado.