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Varejistas mobile convertem 160% mais

Um estudo com 53 websites de varejo mostra que o ticket médio dos produtos de consumidores de smartphone é maior em sites otimizados para mobile que o ticket médio de consumidores de desktop nos mesmos sites de varejo online.

Diante disso, os varejistas não precisam de mais evidências para provar que é absolutamente relevante estar preparado para as próximas férias e natal em termos de dispositivos móveis que antes era dominado pelo tráfego e tempo gasto com o varejo online, a empresa de marketing mobile NetElixir estudou 53 sites de seus clientes, alguns com sites otimizados para mobile (mesmo os mobile commerces iniciantes ou alternativos ou sites com design responsivo e alguns com sites não otimizados para mobile).

A empresa que é especialista em marketing para ferramentas de busca estudou 180 milhões de compras nesses sites no segundo trimestre deste ano. Os resultados são espantosos:

A taxa de conversão para consumidores que compram via smartphone nos sites otimizados para mobile é 160% maior que as taxas de conversão para compradores em sites não-otimizados, diz a pesquisa. A conversão no smartphone era de 23% em sites não-otimizados e 60% em sites otimizados – um crescimento de 1.42% em 2013 para 2.02% em 2014. Segundo a pesquisa os links patrocinados para mobile tiveram conversão de 2.68% nesses 53 sites pesquisados.

Além das taxas de conversão, a otimização mobile teve impactos significativos no valor do ticket médio. O valor do ticket médios dos consumidores desktop equivale a 70% do valor do ticket médio dos consumidores que acessaram os sites otimizados para mobile.Mas o ticket médios desse consumidores em sites otimizados para mobile é 102% do ticket médio dos consumidores desktop nesses mesmos varejistas, porém nos sites não otimizados. A empresa descobriu que as vendas extras impulsionam as vendas estimuladas pela natureza imediata das compras mobile.
O resultado reflete a natureza pessoal do smartphone, diz Don Rodrigues, gerente de Analytics da NetElixir.

“A ausência de atrito e ruído nos sites altamente otimizados e responsivos e o imediatismo das compras mobile aumentam as taxas de conversão e o ticket médio da compra”, diz Rodriguez. “Com o mobile commerce, o abismo entre a inteção da compra e a consolidação dela diminui consideravelmente. Se eu penso em um livro eu pego meu smartphone e compro na hora. Em contrapartida esse intervalo de tempo entre a intenção e a compra em si aumenta na compra desktop”.

O surgimento de novas tecnologias como o one-touch o in-app checkout via Apple Pay só vão diminuir ainda mais esse abismo e aumentar as taxas de conversão, acrescenta Rodriguez.
“Os varejistas apostam nas mesmas palavras-chave que usam no desktop para o mobile – 10% das palavras-chave mais usadas são responsáveis por 90% do tráfego no desktop, porém somente 40-50% do tráfego mobile”, diz Udayan Bose, fundador e CEO da NetElixir. “Essa é uma grande oportunidade para o long tail que os varejistas não estão aproveitando. Procurar por alguma coisa é um processo bastante diferente no smartphone”.

Por exemplo, buscas nos smartphones usam muitos acrônimos e abreviações, ao invés de digitar “três”, por exemplo, o consumidor vai digitar “3”, pois ele está agindo por impulso, na maioria das vezes”, diz Bose.

“Segundo pesquisa do Google, 77% das buscas feitas através de smartphones e tablets ocorrem em casa ou no trabalho onde consumidores têm acesso ao PC – o que deixa claro que as pessoas estão usando o smartphone porque realmente preferem esse canal por conta da conveniência e talvez não por impulso”, diz Bose.

“O que os varejistas precisam pensar é: o que e o como os consumidores digitam nesses momentos? Ao mesmo tempo, é preciso saber que de acordo com o Google, uma compra relacionada à busca é duas vezes mais provável de acontecer na loja física que em qualquer outro lugar e que uma a cada cinco pesquisas são relacionadas à produto. Por isso os varejistas que ainda não fizeram nada para melhorar seus resultados de busca no mobile realmente precisam começar a se planejar”.

Artigo traduzido por Redação E-Commerce Brasil com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.internetretailer.com/2014/10/01/mobile-shoppers-convert-160-more-often-optimized-sites