Tendências do e-commerce para o varejista ficar de olho em 2021

por Tiago Moraes Quinta-feira, 14 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos
O comércio eletrônico nunca foi e nem será uma coisa concluída, isto é, que não precisa de otimizações. Ao contrário disso, ele está em constante evolução há mais de duas décadas. E neste ano não poderia ser diferente — ou seja, a evolução continua. Confira a seguir 6 tendências do e-commerce para 2021!

6 tendências do e-commerce para 2021

As tendências do e-commerce para 2021 são muitas e passam por diversas áreas. Separei uma lista com algumas das principais delas. Acompanhe!

1 – Consumidores

Duas coisas impulsionam o aumento de consumidores online. A primeira é a pandemia da Covid-19, que limita compras no varejo físico e traz mais gente para o e-commerce. Para você ter uma ideia, 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez via web em 2020 (Ebit).

A segunda é a entrada no mercado de trabalho de mais uma geração de jovens, que muito em breve estarão aptos para fazer compras online. Essa nova geração de jovens já nasceu conectada e, por isso, é mais familiarizada e adaptável às compras no e-commerce.

2 – Omnichannel

Integrar canais de vendas online e offline é fundamental para melhorar a conversão. Desse modo, cada vez mais varejistas unificarão suas pop up stores, guide shops e outras lojas físicas com suas lojas virtuais, marketplaces e outros sites de e-commerce.

Logo, o termo “Plataforma de Comércio Unificado” entrará na moda — e não será uma moda passageira. Esse tipo de plataforma é capaz de integrar múltiplos canais de venda, o que permitirá oferecer aos consumidores uma experiência ininterrupta de compras.

3 – Usabilidade

Quanto melhor a usabilidade de uma loja online, melhor é a experiência do usuário e também as vendas. Neste cenário, a atualização Page Experience do Google (que torna a UX um fator de ranqueamento) chega para reforçar essa condição.

Sendo assim, a tendência é que mais varejistas usem o Marketing de Performance para melhorar tanto os anúncios quanto a UX de suas lojas. Enfim, ninguém vai querer ficar mal classificado no Google por conta de usabilidade precária.

4 – Pagamento

O recém-lançado Pix cairá nas graças dos consumidores. Com ele será possível pagar de forma mais rápida. Isso certamente reduzirá a reserva de estoque no e-commerce, a qual ocorre quando o consumidor não paga o boleto.

Em contrapartida, os compradores exigirão que as entregas sejam feitas mais rapidamente. Isto é, se o pagamento com Pix pode ser concluído em até 20 segundos, então é lógico pensar que os produtos serão despachados de forma mais ágil pelos lojistas online.

5 – Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está definitivamente implantada no Brasil. Com efeito, os e-commerces como o seu precisam se adequar às novas regras. O primeiro passo para isso é analisar sua loja virtual, de preferência com a ajuda de um consultor de LGPD.

As mudanças mais urgentes que você deverá fazer são as que envolvem informar como a coleta de dados de usuários é feita na sua loja virtual e como as informações obtidas são usadas. Entram na pauta os cookies e os apps como o “Cookiebot”.

6 – Conteúdo

Milhares de lojas virtuais surgem da noite para o dia no Brasil, muitas das quais impulsionadas pela baixa nas vendas das lojas físicas em decorrência da pandemia. A título de exemplo, mais de 135 mil e-commerces foram lançados só no primeiro semestre de 2020 (ABComm).

Os empreendedores por trás dessas lojas querem se diferenciar. Muitos farão isso produzindo conteúdo para suas páginas de vendas, blogs e redes sociais. Eles sabem que o conteúdo atrai leitores e os transforma em clientes.

Foco na melhoria contínua

Agora que você já conhece algumas tendências do e-commerce para 2021, procure focar na melhoria contínua desses aspectos. Faça um planejamento e, dessa forma, coordene suas ações ao longo do ano. Otimize cada ponto dia após dia e termine o ano com um comércio eletrônico melhor, com mais vendas e mais lucro!

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