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Taxa de conversão: o que realmente é importante para aumentá-la?

Aumentar a taxa de conversão de vendas é um objetivo constante dos pequenos, médios e grandes varejistas do comércio eletrônico. Fazer com que as ações para atrair tráfego resultem em uma venda é o grande desafio. Porém, o que muitos profissionais ainda não entendem é que para ter sucesso eles precisam de soluções eficientes em todas as etapas do processo de venda, inclusive no momento do pagamento.

Vemos muitos investimentos em mídia, design, plataformas, ofertas, promoções, frete grátis, parcelamento, entre muitas outras ações, mas se o estabelecimento não se preocupar em oferecer a etapa final do processo de compra, o pagamento, de forma eficiente, correrá o risco de jogar todo o investimento anterior fora se o consumidor final não conseguir finalizar a compra.

Perder um pedido porque o pagamento não foi autorizado significa perder todo o investimento feito para levar o consumidor a esse momento e, muito provavelmente, perder esse cliente para a concorrência, pois ele não hesitará em buscar outra loja para finalizar sua compra.

Quais cuidados e ações que a loja pode fazer para aumentar a taxa de sucesso na etapa do pagamento?

1. Facilidade e velocidade na hora de pagar: o momento do pagamento deve ter o mínimo de páginas possível, ter poucos cliques, evitar redirecionamentos sempre que possível – perdem-se muitos pedidos porque o cliente teve que sair do site do e-commerce para concluir o pagamento em outro ambiente.

2. Formas de pagamento: oferecer diversas formas de pagamento é muito importante. Oferecer o maior número possível de formas de pagamento, nem sempre. É preciso considerar a conversão de cada um deles antes de decidir colocá-los no site, a venda perdida de um cartão regional com alta instabilidade, por exemplo, seria facilmente convertida ofertando os meios tradicionais, porém otimizados.

3. Um pedido com dois cartões de crédito: um dos principais culpados pelos índices de rejeição nas transações de cartão de crédito é a falta de limite. Se a sua loja tem um ticket médio alto, ofereça a opção de dois ou mais cartões para finalização do pedido.

4. Pré-autorização: utilizar a pré-autorização nas transações de cartão de crédito em tempo real permite fazer a recuperação de vendas online, isto é, se uma transação não foi aprovada, ofereça imediatamente uma nova forma de pagamento para o comprador, não perca essa chance de finalizar a venda e reduzir o custo com processos de recuperação de vendas offline. Além disso, com a pré-autorização, a loja reduz os custos com alguns processos pós-venda, como gestão de fraude ou checagem de estoque, uma vez que eles ocorrerão apenas para transações pré-aprovadas.

5. Segurança: é muito importante oferecer um ambiente em que o consumidor se sinta seguro em colocar seus dados pessoais e número de cartão de crédito. Invista em soluções que protejam o seu site de invasões, e divulgue isso para seus clientes.

Se você fez a conta de quanto perderia só com uma venda não finalizada, imagine o peso disso no Costumer Life Time Value se por acaso ele não voltar mais?

Otimizações básicas como essas são demandas de um mercado que exige performance e métricas o tempo inteiro, às vezes, ações como essa trazem mais efeito do que muito investimento feito em marketing, pois você otimiza o resultado final, ao contrário de investir para gerar demanda não estando otimizado para recebê-la.