Como o ship from store pode melhorar a experiência de compra?

por Juca Oliveira Quinta-feira, 02 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

A competitividade do mercado. somada à evolução no perfil dos consumidores, leva os negócios a uma busca constante por gerar novos valores e experiências para se manterem competitivos. Nesse cenário, uma metodologia relativamente nova vem ganhando destaque no mundo do varejo: o ship from store.

Se você ainda não sabe do que se trata essa transformação, possivelmente já viu funcionar na prática. Então, para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, elaboramos um artigo sobre os principais aspectos desse conceito e como ele pode elevar o faturamento do seu e-commerce. Boa leitura!

Afinal, o que é ship from store (SFS)?

O ship from store é mais uma inovação do comércio varejista em busca de proporcionar experiências diferenciadas aos seus clientes. Trata-se de um processo de atendimento, pelo qual se usa o estoque de sua loja física para atender aos pedidos realizados em algum canal virtual.

A política do SFS está bastante relacionada ao conceito omnichannel e busca oferecer respostas às expectativas dos consumidores em relação à agilidade no recebimento de seus pedidos online e também à possibilidade de frete grátis.

Nesse modelo, o estoque das lojas é transformado em verdadeiros centros de distribuição, e as vantagens vão bem além da satisfação dos clientes. Como um processo essencialmente omnichannel, os pedidos podem vir de qualquer canal — por exemplo, website ou telefone. Dessa maneira, o cumprimento de pedidos transforma a loja em um hub de distribuição virtual.

Como ele está sendo usado para simplificar a experiência de compra?

O ship from store funciona da seguinte maneira: o cliente efetua a compra online, e esse pedido é processado e direcionado ao centro de distribuição. Então, ele pode escolher entre receber o seu produto em casa ou retirá-lo na loja. A peça-chave desse sistema é que ele sempre busca atender às demandas com as possibilidades mais próximas do seu destinatário.

Para que a estratégia seja executável, o SFS deve contar com uma abordagem holística em todas as funções e etapas do negócio, e isso requer investimentos mais robustos em sistemas de TI. Por esse motivo, é importante os gestores considerarem muitos fatores antes de implementar o conceito na sua loja, pois se o modelo não tiver o desempenho satisfatório, pode gerar uma imagem negativa para a marca.

Quais os benefícios do ship from store?

A escolha pelo método de envio da loja impõe muitos desafios para que se atinja um funcionamento de excelência. E, quando feito do modo certo, bons frutos serão colhidos. Veja!

Reduz riscos

A estratégia do ship from store exige um bom planejamento e integração de todas as áreas para que o seu objetivo seja atingido. Com isso, os riscos inerentes ao negócio também são reduzidos, pois suas ações são executadas com um grau maior de precisão.

Isso posto, a atividade se torna cada vez mais otimizada, e os varejistas podem investir mais capital para fortalecer os seus pontos físicos.

Diminui a inadimplência

Uma das grandes vantagens do comércio online diz respeito ao seu baixo índice de inadimplência em relação aos modelos tradicionais. Isso porque os produtos apenas são enviados quando há a confirmação do pagamento.

As plataformas de e-commerce geralmente disponibilizam alternativas diversificadas, como parcelamento em cartões de crédito, transferências bancárias, boletos, enfim, modalidades de pagamento que são atrativas para os clientes e, ao mesmo tempo, mais seguras para o varejista.

Gera menos desperdício

Outro benefício do conceito ship from store é que ele possibilita o resgate de vendas perdidas em virtude de o produto ter acabado em determinada loja ou no caso de alguma falha no compartilhamento de dados.
Como os sistemas estarão integrados, vai prevalecer a dinâmica de verificar se existe algum item disponível nos estoques dos outros centros de distribuição para a remessa da mercadoria, preferencialmente aquele que estiver mais próximo do cliente.

Logo, o ship from store proporciona uma melhora no desempenho das vendas, à medida em que permite contornar obstáculos que atrapalhariam a concretização de algumas dessas transações, bem como evita que as mercadorias fiquem paradas nos estoques.

Confere rapidez às entregas

Segundo a lógica do ship from store, os centros de distribuição são descentralizados. Isso significa que, em vez de as mercadorias saírem de um único ponto, o procedimento de entrega se inicia na base mais próxima ao consumidor e que tenha disponibilidade do produto.

Assim, o tempo gasto nas operações logísticas é reduzido. Hoje, há e-commerces que realizam suas entregas no prazo de dois dias e, se o cliente preferir retirar os seus produtos na loja, o processo pode ser ainda mais rápido.

Melhora os resultados

Analisando todos os aspectos e características de funcionamento, o modelo ship from store faz uma conexão da demanda do consumidor com o estoque de um jeito mais flexível e econômico.

Ele permite que as mercadorias fluam sem problemas entre lojas, armazéns e residências de clientes, maximizando o percentual de vendas finalizadas com sucesso.

Em vista disso, é possível obter uma melhora significativa nos resultados da empresa, pois é gerada uma economia no custo das suas operações e cria-se uma demanda para produtos com baixa rotatividade. Tudo converge para uma maior produtividade e, consequentemente, potencialização dos lucros.

Aumenta a satisfação do cliente

O SFS se alinha às expectativas do consumidor moderno de obter uma prestação de serviço ágil, que forneça comodidade e com um ótimo custo-benefício financeiro.

Em primeiro lugar, porque ele evita, ou pelo menos diminui de maneira significativa, os problemas de indisponibilidade — o item pode estar em falta no centro de distribuição, mas disponível em algumas das lojas. Então, a empresa fará com que aquela mercadoria chegue até o seu cliente e não perca a venda.

Nesse contexto, ainda vale destacar que o envio da loja também se torna interessante pela possibilidade de os produtos serem retirados no estabelecimento pelos clientes, sem nenhum custo com o frete, o que certamente vai agradar uma boa parcela do seu público.

Ademais, o tempo de espera é bem menor, se comparado ao sistema tradicional. Podemos dizer que o ship from store reúne um conjunto de benefícios que resultam na maior satisfação dos clientes.

Ao adotarem uma estrutura de vendas ship from store, as empresas de varejo são capazes de alcançar um processo de venda escalável. Porém, é preciso que a estratégia esteja aliada a um investimento em tecnologias que viabilizem esse avanço, bem como profissionais devidamente capacitados para lidar com a nova cultura. Enfim, é fundamental que os e-commerces se adaptem para atender às demandas exigidas com qualidade.

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