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Seu preço é competitivo?

Você sabe se deixou de vender por não ter o melhor preço? Quantas vezes seus concorrentes alteraram o preço hoje? Você está com os melhores preços agora?

Estas três perguntas refletem a dinâmica atual do e-commerce brasileiro, cuja competição é tamanha que leva algumas lojas a alteraram preços de determinados produtos até oito vezes por dia.Acompanhar este processo e ter a segurança de possuir todas as informações atualizadas para tomar a melhor decisão de pricing passou a tirar o sono dos gerentes de e-commerce.

É preciso salientar que melhor preço não significa menor preço, portanto o desafio aqui é descobrir o preço ótimo, que é aquele que permite não queimar margem por estar muito baixo, nem perder venda por estar muito alto. Mas como fazer isso?

Vejamos um cenário comum: uma loja tem mil produtos e considera que tenha 8 concorrentes relevantes, portanto são 8 mil páginas de produtos que devem ser visitadas para se obter o preço dos concorrentes. Se para visitar 1 página leva-se 45 segundos, demora-se, portanto, 100 horas para percorrer todos os produtos em todas as lojas. E ao terminar este processo desumano, os preços podem já estar desatualizados!

No entanto, já é possível utilizar ferramentas especializadas que forneçam essas informações automaticamente, atualizadas, monitorando preço e disponibilidade de qualquer produto em qualquer loja, em tempo real. E muito mais do que um relatório, é importante que ela ofereça uma análise do posicionamento da sua loja em relação aos concorrentes.

A dinâmica é tão grande, e a atualização de preços tão nervosa, que você não pode ficar passivo, portanto as informações mais importantes devem ir até você.

Para isso, é preciso decretar o fim da assimetria de informações no e-commerce brasileiro! Ou seja, é necessário implantar conceitos como o de price intelligence, que fornece acesso rápido, prático e confiável a todas as informações corretas e atualizadas. Isso já é um pré-requisito para qualquer e-commerce manter-se competitivo.

Uma ferramenta de monitoramento de preço tem como objetivo permitir que a sua gestão esteja atenta e bem informada do que o seu competidor está fazendo. Dessa forma, é possível fazer e alterar planejamentos antes dos competidores, garantindo que o seu cliente encontre o produto desejado com o melhor preço na sua loja online.

É possível fazer o monitoramento sem uma ferramenta específica? Sim. Mas é uma estratégia contraproducente. Obter um relatório sistemático e completo do monitoramento de preços é uma forma extremamente mais confiável – principalmente porque não depende de olhos humanos fazendo a vigília o tempo todo.

Além disso, a partir do momento que tais relatórios estão disponíveis, é possível se focar no core do seu negócio e fazer com que a sua estratégia realmente seja eficiente, ao invés de ficar se preocupando com os “extras”.

Ok, você já entendeu a importância do monitoramento de preços com ferramentas específicas, como a price intelligence. A questão passa a ser, então: o que fazer com estes valiosos dados?

Tela da ferramenta de price intelligence da Sieve, que oferece informações atualizadas, como monitoramento de preço e disponibilidade de produto na concorrência

Ao se preparar melhor para uma estratégia de preços competitivos, com os dados obtidos, é possível, imediatamente, identificar os produtos em que é possível aumentar a conversão sem queimar margens. Você também saberá qual é o momento certo de aumentar o preço (quando você já tem o menor preço e está queimando margem ou quando só você tem determinado produto porque a concorrência ficou toda indisponível) ou a hora de abaixar o valor do produto (quando você faz uma promoção para ter o menor preço da internet).

Uma boa ferramenta de monitoramento de preços também permite a redução de custos operacionais, já que não será preciso ter analistas monitorando a concorrência manualmente. Sem falar na negociação com os fornecedores, que é beneficiada a partir do momento em que você consegue perceber quando algum concorrente está queimando preço. Ao usar uma ferramenta inteligente você também consegue viabilizar decisões em tempo real sobre produtos de alta importância para sua loja, de forma a maximizar vendas, utilizando os alertas automáticos atrelados a categorias gerenciais (Ex: Alto Giro, Lançamentos, Promoção, Promoção – Natal etc.).

Ainda posso fazer uma grande lista de benefícios:

  • Analisar o mix de preços por categoria ou departamento e direcionar campanhas de marketing (e-mail mkt, comparador de preço, links patrocinados, facebook etc.);
  • Identificar a curva C das grandes lojas (aqueles produtos em que elas estão recorrentemente indisponíveis) para redefinir sua estratégia;
  • Identificar a sensibilidade a preço dos produtos. Descobrir aqueles produtos nos quais não vale a pena ser o mais barato, visto que tal posicionamento não aumenta as vendas, assim como aqueles nos quais vale a pena ser o mais barato visto que a sensibilidade é grande;
  • Identificar quais são seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles dos quais vale a pena ganhar por preço e aqueles dos quais não vale a pena;
  • Integrar com suas informações internas (como custo, margem, estoque) visando à reprecificação automática.

E então, você está disposto a ter um monitoramento inteligente e redefinir sua estratégia de vendas?