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SEO como o pilar central do sucesso de seu e-commerce

Por: Lucas Maranho

Fundador e CEO da liveSEO

Fundador da liveSEO, agência com foco em SEO que atende e já atendeu e-commerces no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Israel, Paraguai e Polônia, desenvolvendo o SEO técnico e de conteúdo com foco em resultados orgânicos. Atualmente, a marca já executou mais de 300 projetos de SEO e se destaca entre as principais agências de SEO do Brasil.

Para alcançar resultados verdadeiramente eficazes em SEO, é crucial entender que sua influência vai muito além do tráfego e vendas. Desde o desenvolvimento do produto até o atendimento ao cliente, o SEO deve ser incorporado em todos os processos-chave de um negócio.

A questão-chave é: como podemos transformar a mentalidade de uma organização, fazendo-a enxergar o SEO não apenas como um canal de marketing, mas como o pilar central para o sucesso?

É sobre isso que vou tratar neste conteúdo.

O que significa pensar no SEO em primeiro lugar?

Pensar em SEO em primeiro lugar não se trata de dar voz apenas simbólica à equipe de SEO ou de solicitar verificações após a conclusão de um projeto. É muito mais abrangente.

Significa que a equipe de SEO não apenas tem uma palavra a dizer, mas que suas opiniões e estratégias são levadas a sério por todos os departamentos. Além disso, não se trata de moldar o site da empresa unicamente para atender às exigências de SEO, mas de garantir que o SEO seja integrado em todas as etapas do processo.

Incentivar esse pensamento em sua empresa é elevar sua importância e benefícios para todas as partes interessadas. Trata-se de criar uma cultura na qual as perguntas-chave sobre qualquer nova iniciativa ou recurso comecem com: “Qual será o impacto no SEO?”.

Ao adotar essa abordagem, seu e-commerce estará preparado para alcançar um sucesso duradouro, com base sólida na otimização para mecanismos de busca em todas as áreas cruciais do negócio.

Por que SEO na frente?

De certa forma, soa pretensioso, já que em qualquer empresa existem muitas pessoas, cada uma com a sua especialidade e importância. Mas então o que torna o SEO tão importante?

Falhas têm um preço – muito alto!

O argumento principal para priorizar o SEO é simples: se algo ocorrer e impactar negativamente o SEO, a correção pode demandar um tempo considerável.

Embora outros departamentos também possam ser afetados por problemas, eles geralmente são mais fáceis e rápidos de serem corrigidos. Um erro de codificação pode derrubar um site, mas normalmente pode ser revertido no mesmo dia. Uma descrição de produto que prejudique as conversões pode ser ajustada simplesmente editando uma página no CMS. Campanhas patrocinadas desativadas acidentalmente podem ser reativadas para retomarem o funcionamento.

Por outro lado, problemas de SEO nem sempre são tão fáceis de detectar. Podem levar tempo até que as ferramentas identifiquem um bloqueio de rastreamento, e uma queda nas classificações ou tráfego pode ser o primeiro sinal de que algo está errado. A recuperação das classificações e do tráfego pode levar meses e, em alguns casos, pode nunca ser completamente restaurada.

A recompensa pode ser muito gratificante

Sem dúvida, o SEO se destaca como uma estratégia capaz de trazer resultados sólidos e duradouros.

O tráfego pago é tão simples como: acabou a grana, acabou o tráfego. Enquanto a fonte de recursos está aberta, as vendas continuam aparecendo, mas quando essa fonte seca, os resultados desaparecem automaticamente.

Da mesma forma, ao interromper o envio de campanhas de e-mail marketing, suas mensagens ficarão perdidas nas caixas de entrada dos destinatários.

Ao executar uma estratégia de SEO bem planejada, você poderá desfrutar de um fluxo contínuo de tráfego altamente relevante e com ótima taxa de conversão pelos próximos anos, sem a necessidade de despesas adicionais.

Além disso, as práticas de SEO impactam diretamente em outros canais de tráfego, pois otimizam questões como navegabilidade, velocidade, botão de compra, conteúdo original e de qualidade etc.

SEO precisa de apoio

“Uma andorinha só, não faz verão.”

Essa é uma analogia que costumo usar para dizer que apenas uma ação isolada ou o esforço de uma única pessoa não são capazes de mudar tudo.

Um projeto sólido de SEO requer uma abordagem colaborativa, envolvendo equipes multidisciplinares e a participação de desenvolvedores, redatores de conteúdo e gerentes de projeto.

Leia mais sobre SEO In House aqui e aprenda como criar uma equipe madura para gerir seu e-commerce.

Passo a passo de como implantar a cultura de SEO

Para implantar uma cultura de SEO em todos os processos, é preciso seguir alguns passos.

Identifique as partes interessadas

Isso envolve todas as pessoas dentro e fora da empresa cujo trabalho pode influenciar ou ser influenciado pelo SEO. Uma das partes interessadas em SEO em qualquer organização é a equipe de liderança sênior.

Identifique departamentos e equipes

Mapeie todos os departamentos que podem contribuir para o progresso do trabalho de SEO, como tecnologia, conteúdo, branding e atendimento ao cliente, bem como aqueles que podem impedir o andamento.

Priorize as equipes pelo impacto

Crie uma matriz para identificar o nível de risco e oportunidades que cada equipe possui.

Por exemplo, a equipe financeira pode ter poucas oportunidades de afetar o SEO, além de assinar o orçamento para a ferramenta mais recente, o que a coloca sob baixo risco e baixa recompensa. Já as equipes de tecnologia e branding podem trazer grandes recompensas para o SEO, mas também apresentam um risco elevado.

Defina responsáveis principalmente nas equipes com risco e recompensa “médio” ou “alto”

Escolha uma ou duas pessoas com interesse e potencial para liderar mudanças e atuar como “promotoras do SEO” nas equipes. É preferível selecionar pessoas curiosas sobre SEO e em posições influentes na equipe. Mantenha contato frequente com essas pessoas, informando-as sobre atualizações relevantes em SEO e oferecendo treinamentos e orientações. Isso facilitará o engajamento das equipes que elas representam na estratégia de SEO.

Motive todos os níveis

Incentive os líderes e gerentes a se preocuparem com o SEO, mostrando os riscos e benefícios que ele representa para suas equipes. Vincule o sucesso da equipe ao trabalho de SEO.

Inclua SEO em seus processos

Integre considerações de SEO nos processos existentes da organização, como cadastro e solicitações de produtos, e envolva a equipe de SEO em atividades críticas.

Conclusão

Para que o SEO traga resultados significativos para uma empresa, é fundamental quebrar barreiras entre os departamentos e construir conexões sólidas entre eles. Investir em uma comunicação eficiente e em diferentes formas de tornar o SEO um critério importante de medição de sucesso é essencial.

Compartilhar informações com os departamentos por meio de e-mails, relatórios e outras abordagens ajuda a envolvê-los e a mantê-los engajados, fazendo com que se sintam parte integrante do processo.

Com esforço e dedicação, é perfeitamente viável estabelecer uma cultura de SEO, destacando-o e impulsionando o crescimento e o sucesso da empresa a longo prazo.