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Saiba ao que se atentar na hora de escolher a hospedagem da sua loja

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

A hospedagem para o e-commerce é fundamental. Sem uma hospedagem estruturada e segura, a loja corre risco de passar mais tempo fora do ar do que em atividade. Além disso, todos os dados captados podem ficar mais suscetíveis à ação de hackers. Por isso, no momento de escolher qual a melhor hospedagem para seu e-commerce, o empreendedor deve levar alguns fatores em conta. Confira:

Estrutura: existem diferentes tipos de hospedagem: com servidores compartilhados, que é o que vemos mais comumente na maioria dos sites, e que suportam e-commerces pequenos com média de 100 a 200 produtos e baixo tráfego diário; hospedagem VPS, um tipo intermediário, que suporta e-commerces médios com tráfego moderado; e com servidor dedicado, que é o mais exclusivo, indicado para grandes e-commerces com grande quantidade de produtos e alto tráfego.

A escolha dessa estrutura vai depender justamente dos fatores citados acima: quantidade de produtos, quantidade de acessos médios, além, é claro, das funcionalidades necessárias na loja.

Disponibilidade: é imprescindível que a hospedagem de qualquer loja virtual tenha alta disponibilidade e estrutura para suportar todas as operações realizadas e acessos recebidos. Afinal, uma das intenções de estar na web é conectar-se a um público que a existência física não permitiria.

Se a hospedagem não dá suporte para o seu público e passa mais tempo off do que on, é preciso rever isso. É preciso pensar também como o site se comportará em dias de pico, como Black Friday, Natal, Dia das Mães e outras datas comemorativas, pois o tráfego costuma ser muito mais intenso.

Afinal, de nada adianta o site funcionar perfeitamente bem em dias ordinários, mas não apresentar um bom desempenho nas datas com alto volume de vendas. Além disso, é preciso atentar-se para a hospedagem em relação a escalabilidade de outros servidores, como o de marketplaces, que muitas vezes, não são compatíveis.

Segurança: uma das maiores preocupações dos consumidores em relação às compras online são as fraudes, infelizmente ainda bastante recorrentes. Por isso é preciso garantir que a hospedagem da loja seja altamente segura e protegida contra ações maliciosas.

É preciso ainda que a hospedagem seja compatível com os protocolos SSL, um dos mais populares da web. Sem esse tipo de proteção, o site fica exposto a ações de pessoas mal intencionadas e a malwares, softwares perigosos que se infiltram na base do servidor para roubar dados pessoais armazenados.

Vale ressaltar que sites que afetam os usuários negativamente tendem a entrar na “blacklist” dos provedores de pesquisa. Quando o usuário tentar acessar seu site receberá uma mensagem de que ele não é seguro.

Backup: uma boa hospedagem também permite que o cliente faça backups automáticos e regulares de seus dados. Assim, por qualquer que seja o imprevisto ou problema em questão, eles não se perdem.

SEO: por último, mas não menos importante, é preciso que a hospedagem dê todo o suporte e integração às ferramentas de SEO. Sites que não carregam rapidamente, por exemplo, despencam no ranqueamento dos buscadores.