Sites responsivos têm como objetivo permitir que sua empresa tenha um único site (desktop) que se adapte automaticamente aos diversos tamanhos de telas. Isso acontece quando adaptamos conteúdo, design e interações do site para proporcionar uma navegação unificada para o usuário.
Prós:
- Desenvolvimento e manutenção de um único site para todos os dispositivos;
- Possui uma única URL – facilita o acesso e otimiza o tempo de carregamento, pois não terá redirecionamento para outro domínio;
- Não há necessidade de criar conteúdo específico, já que estamos falando de um único site;
- Otimização dos esforços de marketing, pois não há necessidade de criar campanhas específicas de divulgação;
- O Google leva em consideração sites responsivos como critério de SEO;
- Baixo custo de produção.
- A tecnologia usada ainda é muito nova, causando alguns transtornos no carregamento do site em navegadores mais antigos;
- A experiência do usuário não é o foco, trata-se de um site adaptado, que não possui nenhum planejamento ou arquitetura de interação pensada para o dispositivo mobile;
- O site mobile não consegue ter uma vida independente, pois estará sempre atrelado às mudanças do site tradicional (desktop).
Prós:
- Foco na experiência do usuário (UX). Você tem em mãos um site totalmente desenhado e pensado para esse tipo de plataforma;
- Motores de busca como Google, Bing e Yahoo! tendem a privilegiar sites com essa otimização nas buscas em aparelhos móveis;
- Acesso rápido, sem a necessidade de fazer download e instalação, diferente dos apps.
- Mais de uma URL de navegação, pois o site mobile precisa de um novo domínio ou subdomínio;
- Com o site mobile separado do tradicional, os esforços para atualização e manutenção serão dobrados, já que são dois sites;
- O site exigirá um planejamento de conteúdo diferente do site tradicional, pois a cópia de conteúdo nesse caso pode ser vista com maus olhos pelos buscadores (para os buscadores se tratam de dois sites diferentes por terem duas URLs diferentes).
App é um software feito especialmente para dispositivos móveis, como celulares e tablets, desenvolvido para sistemas operacionais específicos como iOS, Android etc. Para ter acesso aos apps, é necessário realizar o download via loja desses sistemas (Apple Store, Google Play etc.) para serem instalados. A maior vantagem dos apps é o poder de flexibilidade e funcionalidades que conseguimos agregar, como o uso da câmera, click to call, geo localização, dentre outros.
Prós:
- Em termos de experiência do usuário, os apps possuem os mesmos pontos fortes do formato mobile;
- Os apps funcionam com ou sem conexão;
- O carregamento do aplicativo é extremamente rápido;
- O céu é o limite, liberte sua imaginação, aqui tudo é possível;
- Com o app instalado, sua marca estará sempre à mostra para o usuário, por meio do ícone no desktop do aparelho.
- Cada sistema operacional tem sua própria linguagem, fazendo com que você precise criar um app para cada sistema;
- O custo para desenvolvimento ainda é alto;
- Para visualizar os seus dados e conteúdos, o usuário precisa fazer o download do app e, dependendo da velocidade da internet dele, pode ser um impeditivo;
- A estratégia e os objetivos de marketing são totalmente diferentes para o app e para o desktop.