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Push notification marketing – o que você precisa saber para começar

Push notification marketing é toda comunicação realizada via mobile, por meio das notificações de um aplicativo e faz parte de ações de mobile marketing. Se sua marca possui um app, provavelmente seus objetivos são que as pessoas:

1. O instalem
2. Se loguem
3. Não desliguem as notificações
4. Não o desinstalem

Existe aplicativo para tudo e a disputa por espaço no cartão de memória é grande. Basicamente, em termos de objetivos, usamos apps para compra, conteúdo, relacionamento, geolocalização e entretenimento.

Conforme pesquisa da Responsys em 2014, 57% dos clientes fazem download do app de suas marcas favoritas. O grande desafio é manter os usuários engajados com a empresa também via aplicativo. Para isso, a comunicação deve ser relevante e pautada na trajetória do usuário.

Muito além da notificação

Portanto, tendo em base com que objetivos os clientes usam o seu app, desenvolva um plano de lifecycle marketing que considera cada perfil. Procure ao máximo coletar os dados do usuário (perfil, localização, utilização, preferências, etc.) e orquestrar a comunicação com outros meios, como o e-mail marketing e sms.

Contrate uma plataforma que permita essa integração com sua data base marketing para que sua comunicação seja o mais acertada possível. Mas, antes de mais nada, deve-se entender que há dois tipos de usuário de aplicativos:

Anônimo: quando sabemos apenas que aquele device baixou o app, mas não conhecemos o usuário

Identificado: quando ele se logou e, então, podemos mandar push notifications tão personalizadas quanto e-mails e sms

Mas e se o usuário não permitir push notifications?

Será um desafio. No entanto, dependendo da tecnologia utilizada para orquestrar a comunicação, é possível mostrar a comunicação não por push, mas quando o usuário abrir o aplicativo.

Por exemplo, a plataforma Oracle Responsys Marketing Suite faz isso. Ela também oferece a possibilidade de estabelecer uma regra que manda os usuários dos apps sejam direcionados a ele quando clicam em ofertas de e-mail. Também se pode definir o tipo de push conforme device, diferenciando por exemplo, as mensagens entregues a tablets ou smartphones.

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Algumas ações possíveis em push notification marketing

Precisamos pensar que, por tipo de interrupção, a ordem é sms, push e e-mail. Sendo assim, podemos bolar ações diferentes de acordo com o tipo de interrupção que queremos. As possibilidades são infinitas. Mas veja por onde começar:

  • Boas-vindas: para todos que instalaram o app, com incentivo para uso e vendas
  • Ofertas especiais vinculadas à página do produto que está sendo visualizada
  • Ofertas-relâmpago
  • Lançamentos de produtos
  • Lembrete de carrinho abandonado
  • Opt-in de e-mail ou convite de criação de conta
  • Link para bate-papo online ou de suporte ao cliente
  • Cross-sell para páginas de produtos relevantes
  • Geolocalização
  • Reengajamento

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Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://blog.pmweb.com.br/push-notification-marketing-tudo-que-voce-precisa-saber/