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Público idoso no e-commerce: nicho em ascensão

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Recentemente, o E-bit divulgou mais uma edição do Webshoppers, relatório sobre o e-commerce nacional. Dentre vários números, porcentagens e tendências, algo em particular destacou-se: de 2014 para 2015 aumentou em três pontos percentuais a participação dos consumidores com mais de 50 anos nas compras online. O mais recente Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento também registrou aumento na população idosa no Brasil e no mundo. Segundo o levantamento, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo deve duplicar e no País, triplicar. Para quem já é empreendedor no e-commerce, olho na tendência! Para quem pretende empreender no ramo, oportunidade à vista!

Essa tendência, apontada pelo relatório da E-bit, é originada por diversos motivos, um deles é o poder de compra da população idosa, que vem aumentando. Esse fator aliado ao acesso mais amplo à tecnologia, redes sociais e smartphones forma um excelente cenário para o e-commerce nacional. O público está aí, mais do que nunca, conectado e desejando se comunicar. É um nicho incontestável, que precisa ser suprido de alguma forma! Então, por que não na web?

Mas, antes de aventurar-se, o empreendedor precisa entender esse público. O que eles estão buscando? O que eles precisam? Como eu posso melhorar suas experiências comuns? As respostas para essas perguntas vão ajudar a guiar os primeiros passos dessa empreitada.

Uma ideia bacana (e que eu pelo menos ainda não vi) é um e-commerce de moda dedicado ao público idoso. Muitos deles, devido a limitações comuns da idade, dificuldade de locomoção ou por gosto pessoal, preferem roupas mais confortáveis, o que não dispensa a necessidade de uma estética bem pensada. Até porque, alguns deles estão cada dia mais independentes, então, seria legal poder optar por uma roupa bonita, bacana, mas que também seja confortável e funcional. Além disso, alguns deles já não tem muita paciência ou disposição para enfrentar grandes lojas e shoppings para fazerem suas compras. Sendo assim, uma loja que pudesse “ir até eles” poderia ser uma solução bacana.

Para o empreendedor que prefere focar suas atividades na própria cidade, uma ideia é apostar em um e-commerce regional, que, pela web, oferecesse serviços especiais, como aulas de ginástica, corrida em grupo, aulas de pintura, de canto, informática, etc., especialmente para o idoso de perfil ativo.

Mas, assim como com qualquer outro negócio, é preciso estudar bastante esse público, afinal, apesar de parecer, ele não é formado por apenas uma camada homogênea de pessoas que se comportam da mesma forma, pelo contrário – o público idoso é também heterogêneo, tem hábitos, costumes, necessidades e gostos diferentes. Por isso, é preciso segmentar e definir qual será o público-alvo, por exemplo: o idoso ativo, independente, que pratica esportes, dirige, viaja, faz suas próprias compras, paga suas contas, tem uma boa renda, tem acesso às Internet e redes sociais ou o idoso que depende um pouco dos filhos, tem algumas limitações devido à idade, saúde frágil, que precisa de cuidados, produtos e serviços especiais? São dois extremos, mas ambos precisam de mais atenção do mercado.

Para o empreendedor que quer apostar em um nicho crescente, vale estudar e pesquisar. As possibilidades são inúmeras!