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Programas de afiliados precisam evoluir para ajudar o e-commerce a crescer

Uma das formas de aumentar as vendas de uma loja virtual é investir em um Programa de Afiliados, que permite que editores de conteúdo (blogueiros, moderadores de fóruns, editores de sites especializados, entre outros) coloquem links em seus sites e recebam comissões sobre as vendas geradas.

Acontece que esta sistemática atualmente é bastante influenciada pelos buscadores. Muitos editores de conteúdo usam técnicas de SEO para rankear em termos de busca específicos e geram vendas através destes conteúdos, sendo comissionados tanto por Programas de Afiliados quanto por outras formas de monetização, como o programa AdSense e outros sistemas que exibem banners, anúncios em palavras grifadas e pop-ups.

Alguns editores passaram a optar por descontinuar os Programas de Afiliados que pagam comissões de vendas porque só recebem comissões de venda sobre a primeira venda, gerando um ativo valiosíssimo para a loja online, que passa a ter o cadastro do consumidor e estabelece então um relacionamento direto com este comprador. Sobre as vendas futuras geradas não incide comissão de vendas, e o editor acaba sendo mal remunerado pelo esforço.

Este ecossistema estabelecido entre lojas online, editores de conteúdo e sistemas de busca é um modelo simplório, que privilegia a venda ocasional e não investe no relacionamento do consumidor com o site que originou a venda, que muitas vezes é muito mais forte do que com a loja online.

A questão central é que este modelo aos poucos fica ultrapassado e acaba sendo descontinuado por muitos editores, que apostam em sistemas de monetização de longo prazo, sobre os quais poderão ganhar continuamente, gerando uma renda mais estável e mais confiável a médio e longo prazo.

Agora que o e-commerce entrou numa fase madura, mas continua sendo um mercado em expansão exponencial, quem souber investir em um bom relacionamento com editores de conteúdo poderá ter um diferencial fantástico em mãos.

Além de poder gerar conteúdo exclusivo especializado de alta qualidade, poderá continuar usando o Programa de Afiliados como um grande gerador de links, tirando proveito disso nos resultados orgânicos dos buscadores, mas poderá ir ainda mais longe: conseguir editores fiéis que produzirão conteúdo ainda mais freqüente, quanto mais forem dependentes das comissões geradas.

Para isso, bastaria dar um pequeno upgrade no Programa de Afiliação: além de pagar comissão pela primeira venda gerada pelo editor, que costuma girar entre 3% e 10%, pagar uma comissão de 1% sobre todas as compras futuras feitas pelo consumidor cadastrado a partir de um Afiliado.

Existem conflitos neste modelo, por exemplo, no caso do consumidor chegar ao site pelo link de outro Afiliado. A comissão desta venda então seria do Afiliado atual, mas as compras futuras permaneceriam vinculadas ao Afiliado original.

É um modelo controverso, mas é certamente melhor que o atual.

Com as expectativas geradas pela chegada da Amazon ao Brasil, é possível prever grandes migrações de Afiliados para o programa da Amazon, tido como um dos melhores e mais confiáveis.

O importante é parar e pensar: se as suas estratégias de Inbound Marketing envolvem afiliação, tratar o relacionamento com o Afiliado de maneira diferenciada da concorrência é um trunfo na briga por novos consumidores! Se valer a pena investir numa rede Afiliados fiéis e engajados, o custo pode ser bem menor que o benefício. As conclusões ficarão nas mãos de quem tiver a coragem de inovar.