Avaliar o negócio e organizar os processos
Ninguém deve saber mais sobre o produto e o consumidor alvo do que o próprio lojista. É preciso pensar nos produtos e nas novas necessidades dos clientes. Estude o perfil do consumidor médio do seu negócio e avalie a jornada de compra do cliente, da pesquisa até o recebimento do produto. Fazer esta avaliação geral trará novas iniciativas e visões diferentes do negócio.
Outro passo importante é organizar os processos. O universo online é envolto de transformação digital, e se tem uma coisa que é necessária é automatizar os processos diários. Para quem mantém operações diversas, é fundamental contar com um sistema de gestão ERP — para cadastrar produtos, controlar estoque, vender em marketplaces, manter o fluxo de caixa e também cuidar da organização logística.
O controle financeiro do negócio está totalmente interligado com a gestão dos processos, e automatizar é o caminho mais seguro e descomplicado. A gestão integrada também faz com que o empreendedor tenha uma visão mais abrangente do negócio, também projetando ações com relação a investimentos futuros e também promoção de produtos.
Prepare a equipe, valorize o bom atendimento para a boa experiência de compra
Com tanta oferta e demanda, o e-commerce é um local onde o lojista se diferencia pelos detalhes. O atendimento, no caso, é um importante definidor para o cliente fechar ou não sua compra. Deixe algum canal de comunicação sempre aberto ao cliente. Ele precisa entender que chatboat de atendimento são importantes para filtrar as demandas, mas que a qualquer momento poderá conversar com uma pessoa da equipe e será atendido em sua dúvida ou solicitação.
Não esqueça de valorizar seus profissionais para que possam desempenhar um bom trabalho de atendimento perante o consumidor. Estratégias que envolvam a equipe são importantes e devem ser projetadas para ocorrer ao longo do ano.
Outra dica valiosa é observar o time e fazer avaliações individuais. Se a ideia é fazer ajustes na equipe, agora é o momento. Dessa forma irá iniciar um novo ano com pessoas capacitadas e dispostas a fazer o negócio funcionar.
Lembre-se sempre que o cliente de hoje não quer apenas comprar o produto — ele quer ter uma boa experiência com a loja desde o primeiro contato até a entrega.
Inove nas ações de comunicação e ofereça opções logísticas eficientes
No ano novo, as pessoas estão motivadas a conhecer novos projetos, pensar de formas diferentes e até consumir novos produtos. É importante manter estratégias de marketing ativas e ações que aproximem a marca e o consumidor. Mas é importante colocar as ideias no papel para que a equipe possa amadurecer os projetos, fazendo com que os resultados sejam assertivos. Teste novos canais de vendas, defina metas de investimento em redes sociais, anúncios em marketplaces para aumentar o seu posicionamento perante o cliente.
Ações conjuntas e estudo do cliente são fundamentais para criar uma atmosfera de conteúdo e vendas. É interessante também analisar alguns pontos que o consumidor avalia com bons olhos na hora de optar pela compra online, como o preço e a descrição completa dos produtos.
Outro fator determinante para a finalização de compra é dar ao cliente opções de pagamentos instantâneos e entrega rápida, a fim de encurtar a espera pelo produto comprado.
Gestão integrada para vender mais
Projetar um novo ano requer também uma dose de flexibilidade. Afinal, percebemos em 2020 o quanto sair do planejado e manter a operação funcionando é bastante desafiador, mas compensatório quando se faz um bom trabalho.
Os detalhes para um novo ciclo que inicia fazem parte da gestão do negócio, que se projeta para metas e desafios que um novo ano propõe. Manter uma gestão em um sistema ERP unifica as operações e faz com que o trabalho seja mais efetivo. O consumidor do nosso tempo compara preços com agilidade, já que o comércio online está à disposição com apenas alguns cliques. É preciso atentar aos detalhes para as vendas acontecerem de forma natural e dar ao cliente a melhor experiência possível.