O Pix completou um ano desde sua liberação para uso público. Desde então, a tecnologia transformou drasticamente o jeito que os brasileiros lidam com o dinheiro. A promessa de recebimentos instantâneos e custo zero por transação foi o principal atrativo, indo contra grandes taxas cobradas por operações tradicionais, como TED e DOC.
E os números impressionam. O Banco Central já contabiliza mais de 348 milhões de chaves cadastradas e R$ 1,2 bilhão em transações. O volume de operações já se aproxima do cartão de débito, e continua crescendo em todas as faixas de renda.
O sucesso se traduz ainda na evolução das possibilidades de uso do Pix. Não apenas transferências, hoje já abriu um leque de possibilidades de pagamentos online e offline, incluindo os recorrentes.
Neste artigo, vou explicar mais sobre como usar o Pix na recorrência, uma alternativa aos boletos e cartões de crédito. Além de suas vantagens e principais aplicações. Boa leitura.
De que forma o Pix está sendo usado no e-commerce?
Atualmente, mais de 762 instituições financeiras, bancos, fintechs e cooperativas de crédito já oferecem o Pix para seus clientes. Ao lado do boleto, se tornou alternativa importante para quem não gosta ou ainda não possui um cartão de crédito. E ainda com a facilidade de confirmação imediata de pagamentos. Os benefícios não ficam só para os clientes, para os e-commerce as taxas são mais atrativas e, a agilidade das transações, permite um controle de caixa praticamente em tempo real.
Um bom meio de pagamentos certamente já vai oferecer o Pix de forma nativa, sem custos adicionais. Além de funcionalidades avançadas e integração com as principais plataformas de e-commerce. A praticidade de implementar essa tecnologia resultou em uma conversão maior de vendas, já que os consumidores procuram mais facilidades na hora de escolher como querem pagar por um produto ou serviço.
A facilidade que o Pix traz para e-commerce de nada valeria sem garantir a segurança dessas movimentações. As diferentes formas de acessar um Pix adicionam camadas de proteção, sem contar os esforços do Banco Central para atualizar a tecnologia e mitigar ações fraudulentas. O financeiro de um e-commerce pode ser prejudicado com esses desvios de dinheiro.
Como funciona o Pix na recorrência?
Os pagamentos recorrentes são peça fundamental para fidelizar clientes e garantir praticidade para aqueles tipos de cobranças que acontecem com frequência. Já estamos acostumados com a recorrência com cartão de crédito e, até mesmo, com boleto. O Pix segue a mesma tendência com o diferencial das transferências instantâneas.
O modelo de recorrência segue em alta, principalmente com a descoberta de novas possibilidades de adoção da tecnologia. Só o modelo de clubes de assinatura teve uma alta de 12% em 2020, em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Betalabs. Somente em 2019, o faturamento chegou a R$ 1 bilhão no Brasil.
De forma nativa, o Pix ainda não oferece controle e gerenciamento de cobranças recorrentes. Porém, meios de pagamentos com uma infraestrutura mais robusta utilizam a tecnologia junto de seus sistemas para entregar essa facilidade. No futuro, o Bacen deve lançar a funcionalidade de Pix Agendado e o Pix Débito Automático, o que certamente ampliará a forma de usar o Pix na recorrência.
Os pagamentos recorrentes usando o Pix podem ser feitos de alguns jeitos, dependendo da plataforma utilizada. Algumas combinam o recurso com o boleto, por meio de links de pagamentos ou QR Code dinâmico. O cliente recebe um desses elementos no período escolhido para a recorrência e efetua o pagamento. Em poucos segundos, o pagamento já é confirmado.
O Pix na recorrência junta toda a agilidade e segurança da tecnologia com a facilidade da recorrência. Ao eliminar a necessidade de ter um cartão de crédito, abre portas para que seu produto ou serviço atenda um público ainda maior.
Veja algumas das principais vantagens de fazer cobranças recorrentes com o Pix
Eficiência
Basta um aparelho de celular para que o pagamento seja realizado, reduzindo muito qualquer burocracia de pagamentos que costuma ter com boletos ou até mesmo o cartão de crédito.
Agilidade
O Pix deixa de lado as 72 horas de compensação do boleto, depositando o dinheiro na sua conta em apenas alguns segundos.
Conveniência
Disponibilidade 24h e em todos os dias da semana, incluindo feriados.
Menores taxas
Dentro todos os meios de pagamentos, o Pix continua com as melhores taxas de operação, o que permite repassar essa economia para seus produtos.
Segurança
Junto da tecnologia da sua infraestrutura financeira é possível criar um ambiente de cobranças confiável para seus clientes.
Por que oferecer o Pix na recorrência faz toda a diferença?
Grande parte dos usuários estão ganhando maturidade no ambiente online, ficando mais exigentes na hora de fechar compras. Uma boa experiência é fundamental para evitar o abandono de carrinho, ou seja, quando produto é escolhido, mas por algum motivo é deixado de lado. Pode parecer que não, mas o impacto disso no seu financeiro é alto a médio prazo.
Os meios de pagamento têm a função de criar uma experiência mais agradável. Ter a liberdade de escolher como quer pagar, passa mais confiança e se adapta ao momento financeiro em que cada cliente está. Por exemplo, caso não haja limite no cartão, pode pagar por boleto ou Pix. Assim como para quem não tem cartão de crédito. Seu negócio deve oferecer múltiplas opções.
Pode parecer complexo e motivo de dor de cabeça para o seu time financeiro. Na verdade, entregar uma boa experiência no checkout do seu e-commerce é muito fácil. Escolher uma infraestrutura financeira completa permite que as cobranças sejam feitas automaticamente com o meio de pagamento preferido dos seus clientes. Além de facilitar o controle financeiro de todas as movimentações em um único lugar.
A recorrência lida com grandes volumes de cobranças e prazos a serem cumpridos. Quando isso é feito de forma manual, as chances de gerar um descontrole na movimentação de dinheiro é muito alta. É aí que vem a diferença de contar com tecnologias que permitem a automação de cada processo. Oferecer o Pix na recorrência aliado de uma boa plataforma de meios de pagamentos é o que seu e-commerce precisa para melhorar as conversões.