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Pesquisa interna no e-commerce: uma alavanca poderosa para aumentar suas vendas

Por: Mauro Cesar de Oliveira

Especialista em CRO na web.art group

Designer de interface, atuando há mais de dez anos em comércio eletrônico. Hoje, atua com foco em otimização de conversão e desenvolvimento de produtos digitais voltados para o comércio eletrônico.

Imagine-se chegando a uma loja muito grande e com vários departamentos. Você sabe o que deseja comprar, mas não entende muito bem os termos usados para classificação dos produtos, ou as placas estão fora do seu campo de visão habitual, e você não as enxerga à primeira vista. Ou, até mesmo, se depara com centenas de produtos diferentes de diversas marcas com embalagens parecidas.

Confira dicas para ajudá-lo a ouvir melhor os seus clientes e a fazer com que seu site converta muito mais.

Você passa alguns minutos procurando o que deseja e está quase desistindo, quando encontra um funcionário e pergunta sobre o produto que deseja. Ele, solicitamente, te acompanha até a prateleira certa, e indica exatamente onde está o produto.

Se você não tivesse quem o escutasse, talvez não encontrasse o produto desejado e provavelmente desistiria da compra. A busca tem esse papel de ouvir a voz do seu cliente, e guiá-lo de uma forma mais rápida ao produto que ele deseja.

O que é a busca interna no e-commerce

A busca interna geralmente é representada por um campo de pesquisa com botão ou ícone de lupa que permite que o cliente informe o que está procurando, para que o site exiba as opções de produtos existentes relacionadas aos termos que ele informou.

Clientes que utilizam a busca interna tendem a converter mais

Uma pesquisa da eConsultancy mostrou que os visitantes que utilizaram a busca interna converteram 4,63% contra 2,77% dos visitantes que não a utilizaram, ou seja, a conversão quase dobrou.

Esses resultados podem ser potencializados em seu e-commerce seguindo algumas dicas:

Não esconda seu campo de busca

É muito comum vermos vários sites em que a busca é apresentada apenas como um pequeno ícone no canto do topo. Sabendo o tamanho do potencial dessa ferramenta, busque deixá-la sempre em evidência, de preferência como um campo de digitação já aberto para que o seu cliente a utilize e, assim, tenha mais facilidade de navegação.

Certifique-se de que sua busca interna está entregando o básico

Faça testes com termos que constam nos títulos de seus produtos. Por incrível que pareça, já tivemos contato e encontramos casos de migração em que ao buscar por ‘’monitor’’, por exemplo, a busca retorna sem resultados, sendo que o site tinha monitores.

Treine sua busca

Em algumas plataformas, é possível inserir termos adicionais ao cadastro dos produtos para que eles sejam encontrados na busca. Isso ajuda muito quando há produtos com palavras de origem estrangeira e/ou termos técnicos de difícil digitação para boa parte dos usuários.

Ofereça sugestões no campo de busca

Podemos prevenir erros de digitação dos clientes, oferecendo os termos mais buscados como sugestão ao clicar no campo de busca e caso ele decida por digitar.

Acompanhe quais são os termos mais buscados

Se um termo é muito buscado e tem uma alta taxa de abandono, pode ser que sua busca esteja precisando de algum ajuste. Por isso, use o Google Analytics para acompanhar quais são os termos mais buscados. Isso pode te dar pistas riquíssimas a respeito dos interesses dos seus clientes e, assim, ajudar no planejamento de suas campanhas e promoções.

Tenha uma página de resultados de busca eficiente

Minimamente precisamos oferecer:

– uma visão clara do termo que foi buscado;

– quantidade de produtos encontrados;

– opções de filtragem dos resultados (ex.: cor, sabor, tamanho, preço, potência).

Tenha uma página amigável para buscas sem resultados

Evite frustrar o seu cliente, ofereça opções de navegação por categorias, produtos mais procurados e atendimento telefônico ou via chat. Como vimos no começo do texto, esse pode ser um cliente com alta probabilidade de converter uma compra, então, pode valer a pena um esforço maior para retê-lo em seu site.

Espero que essas dicas te ajudem a ouvir melhor os seus clientes e a fazer com que seu site converta muito mais.