Saiu há alguns dias os resultados da pesquisa Content Marketing no Brasil – Benchmarks, Orçamentos e Tendências 2016, que foi realizada em parceria entre a Tracto, o Content Marketing Institute (CMI), a New Content e o Contentools.
A pesquisa ouviu 1.358 profissionais de comunicação e marketing de empresas dos 27 estados brasileiros para entender como as empresas usam o content marketing e quanto pretendem investir nele nos próximos 12 meses.
Analisando os dados, é possível observar cinco fatores que influenciam diretamente no sucesso das empresas em content marketing:
1. Alcançar um certo nível de maturidade
Foi pedido que as empresas se classificassem em um dos cinco possíveis níveis. Eis o resultado:
Esse dado é significativo porque das empresas que se classificam no estágio sofisticado ou maduro, 40% são eficazes. Das que passam pela fase de primeiros passos, adolescência ou juventude, somente 12% o são. Perceba que apenas 24% chegaram ao nível de maturidade ou sofisticação. Na América do Norte, esse índice é maior: 32% para as B2B e 37% para as B2C.
Portanto, empresas conquistam resultados à medida que se especializam em content marketing.
2. Possuir uma estratégia documentada
Foi questionado: “você tem uma estratégia?”. E estas foram as respostas:
Documentar a estratégia pode não ser sinônimo de sucesso, mas há uma clara correlação. Afinal, 34% das empresas eficazes têm uma estratégia documentada — contra apenas 13% das ineficazes. Portanto, é aconselhável.
3. Ter uma declaração da missão editorial
É preciso ter um registro por escrito que defina a linha editorial do conteúdo daquela marca. Pode ser uma declaração de meia página ou mesmo de um parágrafo. Quantas empresas têm isso?
Não são apenas as fatias desse gráfico de pizza que se parecem com as do item anterior. Os efeitos também: 39% das empresas eficazes têm uma declaração de missão editorial. Entre as ineficazes, apenas 21% a têm.
4. Saber com clareza o que significa ter sucesso
Você seria capaz de descrever o sucesso do plano de content marketing? Por exemplo: alcançar a liderança de mercado; aumentar as vendas em X reais ou melhorar a retenção dos clientes em Y por cento. Mesmo que seja uma descrição sem associação direta a uma meta, ter muito clara essa definição também é fator crítico para o bom desempenho da estratégia de comunicação. Quantas empresas têm essa clareza? Mais da metade:
5. Fazer reunião diária ou semanal sobre conteúdo
Disciplina é fundamental. Reunir-se regularmente para tratar do conteúdo faz toda a diferença. Quanto menor o intervalo entre as reuniões, melhor o resultado. No Brasil, 39% das empresas se reúnem diária ou semanalmente para tratar do conteúdo.
A regularidade dá resultado. Basta notar que 54% das empresas eficazes fazem reunião todos os dias ou uma vez por semana. Entre as ineficazes, são apenas 30%.
Apenas 14% das eficazes fazem reunião apenas quando necessário ou nunca. Entre as ineficazes, são 38%.
Quanto mais as pessoas se reúnem, mais importância elas atribuem aos encontros. A maioria (67%) das equipes que fazem reunião diária ou semanalmente a considera muito ou extremamente valiosas. O índice é menor entre os times que se reúnem quinzenal ou mensalmente (48%) e esporadicamente ou nunca (43%).
Você pode fazer o download do relatório completo neste link.