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Personalização de emails: seus emails são realmente personalizados?

É impossível negar que sites internacionais são ótimas fontes de conteúdo especializado. Obviamente, o mercado dos EUA, por exemplo, é muito diferente do brasileiro, mas sempre é bom saber o que eles estão pensando em relação ao mercado de email marketing.

Trouxemos texto do Dave Chaffey, da Smart insights. Publicado no site Online-Behavior, o autor aponta cinco níveis de personalização de leitura de dados e coleta de informações em campanhas de email.

Abaixo você confere as dicas do Dave Chaffey:

Você se lembra da promessa de que em 10 anos, todas as mensagens de marketing poderiam ser automaticamente personalizadas para cada consumidor que retornasse a um site ou que se cadastrasse em sistemas de email marketing?

Bem, nossas habilidades analíticas avançaram muito, mas muitas empresas estão longe de entregar emails segmentados e relevantes. Ao contrário, muitas ainda estão na era do mailing de massa “espalhando e rezando”. Até 2014, a Forrester prevê que consumidores serão inundados com 9 mil mensagens de email marketing anualmente. Sem dúvida uma das maiores tendências hoje é a integração das informações de comportamento dos visitantes de um site com bases de emails segmentados.

Neste texto irei explicar 5 diferentes opções para aumentar suas capacidades de personalização.

Nível 1. Agregue dados de resposta

Este é o nível mais básico de rastreamento.

Se o seu relatório de emails abertos e cliques estão reunidos e você não tem como separá-los para avaliar os dados de um segmento individual, então você está no estágio básico. Praticamente, todos os provedores de serviços de email oferecem este nível de detalhamento.

Dentro de um sistema de análise de dados como o Google Analytics, vale a pena configurar o rastreamento específico de dados, desde visitas e conversões provenientes de emails, podem ser separados e identificados como segmentos. Em minha experiência, com esta configuração básica é possível saber apenas que todas as visitas via email são contadas como acessos diretos.

Nível 2. Dados de resposta segmentados

No próximo nível você pode comparar respostas ou níveis de atividades de diferentes segmentos, por exemplo, homens x mulheres contra visitantes ativos ou inativos dentro de uma lista de consumidores.

A capacidade e facilidade na comparação de respostas de diferentes segmentos varia consideravelmente de acordo com diferentes sistema de gerenciamento de emails, então vale a pena testar o seu sistema.

Se você está usando um sistema de email marketing com esta funcionalidade, você será capaz de avaliar dados de campanhas ou newsletters por segmento. Comparar respostas por segmento pode ser muito interessante para atividades que abrangem um amplo segmento.

Nível 3. Respostas individuais

Se você pode dividir e visualizar relatórios de dados de quem abriu a mensagem, clicou em um produto ou descartou a mensagem, então você possui esta no nível 3. Muitos serviços de email possuem esta função, embora a facilidade em encontrar estas informações varie de acordo com o serviço de email.

Monitorar e rastrear dados pessoais é muito importante para quem dispara email marketing, desde que se possa acompanhar as informações de quem abriu o email ou clicou em um link específico. É claro, este nível de detalhamento não é possível com o Google Analytics, porém é possível contar com a ajuda de um sistema de monitoramento alternativo para chegar a estas informações.

Nível 4. Integração com o site

No nível 4 você será capaz de ligar atividades dentro de um site, como a busca por um item específico, por exemplo, com uma conta de email. Isso é muito importante desde que você possa acompanhar uma preferência de navegação personalizada – isso permite a realização do rastreamento comportamental.

Por exemplo, você pode oferecer uma oferta interessante de acordo com as seguintes situações:

  1. Carrinho de compra abandonado;
  2. Navegou por uma categoria, mas não comprou;
  3. Buscou por um produto, mas não comprou.

Empresas com sistemas mais avançados de email marketing, como a Amazon, agora vêem os benefícios de integrar as informações de comportamento do consumidor em um site com sua base de emails.

Nível 5. Integração multicanal

O nível 5 é mais interessante para negócios quem se utilizam de várias plataformas, por exemplo, o cliente é impactado via email, mas acaba realizando a compra em uma loja física ou pelo telefone. Muitas compras offline podem ser atribuídas a uma campanha de email, com uma janela de sete dias, por exemplo. Isso requer integração entre uma base de emails e um sistema de vendas offline, onde um identificador se utiliza de um endereço de email ou ID de um cliente para conhecê-lo.

Integração multicanal também pode ser aplicada e integrada com as mídias sociais, embora a impossibilidade de identificar um cliente e ligá-lo a um endereço de email possa limitar as opções de personalização neste tópico.

Espero que os profissionais que não são especialistas em email marketing aproveitem estes tópicos para avalizar as opções de análise de dados e possam segmentar suas bases de email de forma mais efetiva.

Na sua empresa

Ter estratégias e ferramentas sólidas de email marketing não é fácil. Por isso, como dito no início do texto, muitas empresas estão na era do email marketing de massa. Com a avaliação de sua postura frente ao comportamento do consumidor e mercado, que demandam menos promoção e mais interação, sua empresa pode contar com ferramentas como o IntelligenceMail, a mais nova ferramenta da eBehavior que permite a segmentação avançada de bases de emails e comunicação personalizada com cada clientes. Entre em contato e saiba mais.

Fonte: Online-Behavior