Palavras-chave negativas no Google Ads: o segredo para aumentar drasticamente o seu ROI

por Raphael Lacerda Terça-feira, 24 de março de 2020   Tempo de leitura: 7 minutos

No Google Ads, quando estiver gerenciando as palavras-chave, ser negativo pode ser uma coisa muito boa. Usadas corretamente, as palavras-chave negativas no Google Ads podem economizar de 20 a 50% do seu orçamento de publicidade…  Se você usá-las bem.

O que são palavras-chave negativas?

Palavras-chave negativas são palavras que você pode adicionar à sua conta de Google Ads que impediram a exibição de seus anúncios se uma consulta de pesquisa for feita.

Por exemplo: se você adicionar “azul” como uma palavra-chave negativa, seus anúncios não serão exibidos se alguém pesquisar por “suéter azul”.

Como usar palavras-chave negativas para PPC

O exemplo que acabamos de dar de “azul” e “suéter azul” é simplista, mas é um bom ponto de partida para entender se você nunca usou palavras-chave negativas antes. Mas você pode fazer muito mais do que isso com palavras-chave negativas.

Maioria das empresas criam campanhas com diversas palavras de forma ampla e maioria dos termos gerados não geram venda.

Por exemplo, se você adicionar na sua campanha a palavra-chave “adoçante”, o Google pode mostrar seu anúncio para o termo pesquisado “adoçante caseiro”. Só que “caseiro” pode não gerar venda para sua empresa e você estará pagando pelo clique.

Palavras-chave negativas, como palavras-chave comuns, podem ter diferentes tipos de correspondência. Assim, você pode ter bastante controle sobre quais consultas de pesquisa são acionadas ou se não acionam seus anúncios.

Palavras-chave negativas para Google Ads podem usar tipos de correspondência ampla, de frase e exata. Eles funcionam exatamente como os tipos de correspondência de palavras-chave normais.

O Google tem uma boa página de ajuda para os diferentes tipos de correspondência de palavras-chave negativas, mas aqui está um resumo de como esses tipos de correspondência funcionam:

Correspondência Ampla Negativa

As palavras-chave de correspondência ampla negativa não usam pontuação ao redor das palavras. Isso é muito importante, porque se você não sabia que palavras-chave negativas para PPC podem ter tipos de correspondência, você provavelmente inseriu todas as suas palavras-chave negativas em sua conta sem citações ou colchetes ao redor delas… O que significa que você adicionou somente palavras-chave negativas de correspondência ampla para sua conta — e pode ser perigoso.

As palavras-chave de correspondência ampla negativa corresponderão à qualquer variação de uma consulta de pesquisa. Portanto, se você adicionar uma palavra-chave negativa com duas palavras, uma correspondência ampla negativa também bloqueará qualquer pesquisa que inverte a ordem dessas palavras-chave. Ele também bloqueará qualquer consulta de pesquisa que use até mesmo uma única palavra de sua palavra-chave de correspondência ampla de várias palavras.

Correspondência de frase negativa

Palavras-chave de correspondência de frase negativas bloquearão menos pesquisas que as palavras-chave negativas de correspondência ampla. Isso pode ser bom se você quiser ser um pouco mais segmentado em quais palavras-chave não acionaram seus anúncios.

Exemplo: “adoçante caseiro”

Correspondência Exata Negativa

As palavras-chave negativas de correspondência exata são ainda mais segmentadas do que as palavras-chave negativas de correspondência de frase. Isso é bom, porque permite que você seja preciso. Porém, significa que você precisará adicionar muitas correspondências exatas negativas para filtrar as pesquisas que não deseja que apareçam.

Exemplo: [adoçante caseiro]

Ao criar sua lista de palavras-chave negativas, você provavelmente usará pelo menos algumas palavras-chave negativas em cada um dos três tipos de correspondência.

Como usar palavras-chave negativas em diferentes níveis na sua conta PPC

Você pode definir palavras-chave negativas em vários níveis na sua conta. Esses são:

  • Nível da conta
  • Nível de campanha múltipla
  • Nível da campanha
  • Nível do grupo de anúncios

Adicionar palavras-chave negativas a várias campanhas ou campanhas individuais é uma excelente maneira de controlar quando seus anúncios são exibidos com precisão quase cirúrgica. Lembre-se também de que você não precisa usar apenas palavras-chave negativas para impedir que seus anúncios sejam exibidos. Eles também podem ser usados ​​no nível da campanha ou do grupo de anúncios para controlar onde você envia diferentes tipos de clientes em potencial.

Por exemplo: se você tivesse uma página sobre sapatos masculinos, poderia bloquear qualquer pesquisa que incluísse “mulheres” ou “garotas”. Com uma palavra-chave negativa configurada dessa maneira, você poderia testar usando palavras-chave gerais muito amplas. Pode permitir que você alcance um público mais amplo do que se você usasse apenas a palavra-chave “sapatos masculinos”.

Como encontrar palavras-chave negativas para adicionar à sua conta

Existem várias maneiras de criar uma lista de palavras-chave negativas. Esses incluem:

  • Brainstorming com sua equipe com os termos de pesquisa para os quais você não deseja que seus anúncios sejam exibidos.
  • Executando um relatório no nível da palavra-chave para toda a sua conta do PPC e classificando-o por conversões. Procure palavras-chave que não geram conversões no último ano ou no último trimestre. Essas palavras-chave provavelmente não valem a publicidade e podem ser adicionadas à sua lista de palavras-chave negativas, quando apropriado.
  • Execute um relatório de termos de pesquisa nos anúncios do Google. É um excelente lugar para encontrar ainda mais palavras-chave negativas para sua conta.

Conclusão

Se você não conseguiu tanto orçamento para publicidade no Google quanto queria, não tenha medo. Um pouco de pesquisa e algumas configurações cuidadosas com palavras-chave negativas podem ser suficientes para esticar seu orçamento até onde você queria que ele estivesse.

Não é incomum ouvir sobre os profissionais de marketing de Google que economizaram 20%, até 50% de seus orçamentos de pagamento por clique, simplesmente ficando realmente sérios sobre palavras-chave negativas.

Além disto, o processo de higienização de palavras é muito importante para identificar e cercar os compradores reais. Seus anúncios não precisam aparecer para todo mundo. O ideal é aparecer para as pessoas que tem alta chance de comprar de você.

Faça uma estratégia de palavras-chave negativas bem forte, deixando apenas termos que tenham alta chance de venda. Você chegará ao aumento de ROI das campanhas muito mais rápido.


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