Logo E-Commerce Brasil

Os produtos como estrelas de cinema

Por: Marcelo Goberto de Azevedo

Diretor de Tecnologia na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Escritor e redator do Mundo E-commerce. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Hoje em dia, todo mundo tem acesso e conhecimento para gerar vídeos. Não é a toa que um dos grandes sucesso da internet é o YouTube, que recebe uma média de 10 vídeos novos por segundo. Graças às facilidades como essa e principalmente a simplicidade em relação à hospedagem é que essa mídia pode ser utilizada em larga escala para apresentação de produtos.

Sabemos que as imagens de produtos são essencias na composição da tela de detalhe. E muitas vezes são utilizadas várias imagens para tentar aumentar a experiência virtual do cliente com o produto. Porém, um
vídeo, além de atentar a todas essas expectativas, consegue criar vários facilitadores a mais, que são as animações e áudios.

Primeiramente, é possível ter uma real noção de tamanho se o protudo estiver sendo manuseado. Depois pode se incrementar as imagens com trilha de áudio explicativo; ou exibir quando for o caso, o produto em movimento; apresentar a eficácia e até mostrar o caimento de uma peça roupa em uma modelo em movimento, entre as outrasalém de outras infinitas aplicações.

São inúmeras as vantagens e oportunidades que um vídeo pode oferecer na apresentação de um produto. E não se faz necessário manter um estúdio de filmagem para gerar esses conteúdos, os pequenos filmes podem ser facilmente gerados através de câmeras amadoras e manuseados em diversas ferramentas online. Isso trará para seus clientes
uma experiência muito maior antes do momento da compra, criando assim mais confiança e vontade para realizar a compra.

Existem dois caminhos para hospedagem dos vídeos dos produtos. Uma delas é manter os conteúdos hospedados em estrutura própria, o que pode gerar os custos. A segunda opçõe é utilizar das ferramentas de disponibilização de vídeos já usuais do mercado e claro mantermos uma cópia de segurança dos originais, caso seja necessário a troca do serviço gratuito.

Com todas as facilidades existentes graças à tecnologia, fica muito simples gerar esse conteúdo totalmente aderente ao mundo do comércio eletrônico. Se trabalhado de uma forma criativa, esses filmes poderão ser utilizados como formato de propaganda interativa, ou seja, quando os clientes futuramente efetuarem buscas através da suas WebTV esses conteúdos serão totalmente aderente e pertinente neste modelo. Façamos os produtos verdadeiros astros cinematográficos!