O dicionário Michaelis define a palavra “logística” como a “ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas”.
O conceito pode parecer complexo, mas a prática é bem mais simples. Quanto menor for o custo de transporte, mais rápido for o atendimento e a entrega ao cliente e menor for o número de reclamações que você receber dos consumidores, melhor é a sua logística.
Quer saber como alcançar a nota máxima neste quesito? Siga os mandamentos abaixo:
- Tenha Disciplina
Como já foi dito logo no início desse texto, a palavra logística está ligada às guerras e às forças armadas. Você deve ter, então, o espírito valente de um soldado e a mente brilhante de um estrategista militar. Crie rotinas e padronizações dos processos.
- Meça seus resultados
Se você não fizer relatórios semanais ou mensais para medir o desempenho dos seus negócios, nunca saberá como eles estão avançando e quais são os pontos que você precisa melhorar. Os indicadores de desempenho devem incluir o tempo de entrega, os custos com o transporte e o número de reclamações dos clientes.
- A tecnologia é sua amiga
A tecnologia sempre facilita a nossa vida. Estude quais são as melhores ferramentas disponíveis no mercado e use e abuse delas. Certamente, elas irão trazer benefícios aos seus negócios.
- A logística é o seu diferencial
Hoje em dia, o que faz mesmo a diferença no mercado virtual é o desempenho da logística. O consumidor pode encontrar os mesmos produtos e serviços em qualquer loja virtual, mas irá comprar na loja que o atender melhor e de forma mais rápida.
Não tenha medo de investir em profissionais talentosos para formar uma equipe qualificada de logística. São eles que farão com que sua loja seja sempre lembrada!
- Preze pela transparência
Deixe que seus clientes e parceiros tomem conhecimento de todo o processo logístico de sua empresa. Além de tranquilizar o cliente, esse processo pode te trazer críticas construtivas.
- O seu cliente é o seu foco
Ao focar o seu trabalho nos seus clientes diretos e indiretos, você conseguirá atender às necessidades e expectativas deles. Seguindo esta estratégia, você estará sempre à frente na batalha com os seus concorrentes.
- Além dos serviços
Você quer que sua empresa seja sempre a primeira a ser lembrada pelos seus clientes? Então não se limite a atender às necessidades deles: vá além! Atue também nas expectativas dos seus consumidores.
- Preste atenção no mercado
Observe todos os passos dos seus concorrentes. Não é crime nenhum copiar uma fórmula de sucesso e tentar torná-la ainda melhor. Um constante benchmarking com empresas concorrentes e também de outros segmentos e países é primordial para você avançar ainda mais no mercado.
- Controle seus gastos
Procure sempre reduzir os seus custos, tomando sempre o cuidado de manter o nível dos seus serviços. A busca por esse equilíbrio deve se tornar uma obsessão.
- Seja simples
Não complique o que não é complicado. Seja simples, objetivo e humilde. Preparado para vencer esta batalha? Com armas em punho, e esta lista sempre em mente, logística nunca mais será problema para você!