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Oito razões pelas quais sua empresa precisa investir em SEO

Por: Pedro Henrique Sobral

Especialista em marketing na Tray e porta-voz da Escola de E-commerce

É especialista em marketing na Tray, unidade de negócios da Locaweb Company e porta-voz da Escola de E-commerce. Com ampla vivência no mercado de tecnologia e e-commerce, gerenciou equipes de marketing de conteúdo, mídias sociais, branding, comunicação e marketing de produto. Com MBA em Marketing e licenciado em Filosofia, também atua como palestrante e professor no ensino superior.

Milhões de lojas virtuais são lançadas diariamente no Google, mas apenas uma pequena porcentagem desses sites alcança a visibilidade esperada.

O objetivo de usar as estratégias de SEO nas páginas de sites e blogs é ocupar boas posições no ranqueamento do Google e atrair mais visitantes.

E um dos critérios que diferencia os sites mais visualizados nos resultados do Google daqueles que desaparecem nos primeiros meses é o investimento em SEO.

O objetivo de usar as estratégias de SEO nas páginas de sites e blogs é ocupar boas posições no ranqueamento do Google e atrair mais visitantes.

O impacto do SEO no tráfego orgânico para um site

O tráfego orgânico é o resultado do trabalho de um mecanismo de busca para levar os resultados mais relevantes e confiáveis aos seus usuários.

Se o seu site responder à consulta de um usuário, o algoritmo vai recompensá-lo direcionando o tráfego para o seu site.

Isso significa que você não precisa pagar para que os usuários do Google visitem seu site porque eles vêm até você naturalmente.

Se bem executado, o SEO impactará o tráfego orgânico do seu site, melhorando suas classificações de pesquisa nos resultados de busca e trazendo leads mais qualificados.

Investir em uma estratégia de SEO bem planejada pode trazer diversos impactos positivos para o tráfego orgânico do seu site.

Por que sua empresa precisa investir em SEO

Existem boas razões para que tantas marcas enfatizem o investimento em SEO como uma maneira de melhorar o marketing e as vendas. Descubra a seguir!

1. Mais chance de alcançar cliques nos resultados de pesquisa orgânica do que em anúncios pagos

Se o seu site não tiver uma classificação elevada nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs), não há como o seu público encontrá-lo.

De acordo com um estudo da HubSpot, 75% dos usuários da internet nunca passam da primeira página das SERPs.

Caso o seu site não esteja nessa página, significa que ele praticamente não existe para o usuário do Google.

Outro estudo, esse realizado pela Imforza, mostra que cerca de 80% dos usuários ignoram os anúncios pagos e se concentram nos resultados orgânicos.

Esse é um dos motivos pelos quais um site deve se concentrar em atrair tráfego orgânico com práticas de SEO.

Anúncios pagos podem parecer intrusivos para alguns usuários. Eles sabem que as empresas estão pagando para estar lá, então, podem pular os anúncios e ir direto para os resultados orgânicos.

2. Ocupar a primeira página do Google sem pagar por isso

Quando você faz um bom trabalho com o SEO, o Google coloca o seu site nas primeiras posições dos resultados de busca, sem a necessidade de pagamento por anúncios.

E essa recompensa é vantajosa porque muitas pessoas confiam mais nos sites que aparecem de forma orgânica do que nos anúncios pagos.

Uma vez otimizado, o seu site pode continuar atraindo visitantes por um tempo, sem que você precise ficar pagando a cada clique. Ou seja, investir em SEO leva tempo e esforço, mas gera resultados bons a longo prazo.

Estar na primeira página do Google sem gastar dinheiro é como ter uma lojinha na rua mais movimentada de graça!

3. Ser referência no segmento e aumentar a autoridade da sua marca

Quando uma marca cria conteúdo de qualidade sobre temas do seu segmento, o Google entende que ela é uma referência que sabe do que está falando.

O mecanismo de busca coloca o site mais alto nos resultados de busca, o que é ótimo, pois as pessoas confiam mais nos sites que aparecem primeiro.

A vantagem de ser uma referência é que as pessoas voltam ao seu site sempre que precisam de informações. Elas compartilham seu conteúdo e falam sobre você, construindo a autoridade da sua marca. Isso é bom para os negócios, porque as pessoas confiam e estão mais propensas a comprar de marcas que conhecem e respeitam.

O grande desafio é que é impossível construir confiança e credibilidade da noite para o dia, tal como acontece na realidade. A autoridade é sempre construída ao longo do tempo.

Quanto mais você foca em produzir conteúdo relevante e útil e otimizar as páginas do seu site, mais o Google e as pessoas poderão ver você como um especialista.

4. Estar alinhado com as diretrizes do Google e fornecer uma boa experiência do usuário

Hoje, a experiência do usuário é um critério para o desempenho de um site na página de resultados do Google.

As atualizações do mecanismo de busca mostram que o Google entende o que os usuários gostam e não gostam, e isso se tornou crucial para ranquear as páginas da SERP.

Um exemplo é como o Google agora responde diretamente nas buscas, oferecendo as informações que as pessoas querem sem que elas tenham que clicar em muitos lugares.

Um site fácil de usar, com informações claras, é prioridade. Quando os visitantes têm uma boa experiência, eles ficam mais tempo e voltam mais vezes.

Então, investir em SEO não é apenas para ficar visível nas páginas de resultados, mas para dar aos visitantes o que eles procuram.

Quando o seu site é amigável e relevante, o Google reconhece e recompensa com melhores posições nas buscas.

5. Criar mais oportunidades de compra

Os resultados da pesquisa no Google estão se tornando um elemento crítico para a decisão de compra do consumidor online.

Uma pesquisa conduzida pela consultoria Offerwise com dois mil consumidores mostra que nove em cada dez brasileiros pesquisam antes de adquirir um produto.

Isso mostra que, quando as pessoas procuram algo no Google, elas estão muitas vezes buscando produtos ou serviços que desejam adquirir.

Se o seu site aparece nos primeiros resultados da busca, você tem mais chances de atrair essas pessoas interessadas em comprar.

6. É um investimento mensurável

O legal do SEO é que você consegue acompanhar e medir muitas coisas.

Por meio do Google Analytics, você pode ver quantas pessoas estão visitando o seu site, de onde elas vêm, quais páginas elas mais gostam e quanto tempo passam lá.

Os resultados desses indicadores-chave de desempenho ajudam a entender o comportamento dos visitantes.

Com as ferramentas certas, você também pode fazer pesquisas de palavras-chave e quantificar os backlinks para as suas páginas para observar como eles influenciam o seu posicionamento nos resultados de busca.

Se você estiver vendendo algo, pode até mesmo rastrear as conversões – quantas pessoas realmente compraram algo ou se inscreveram para receber novidades.

Com resultados quantificáveis, você não precisa fazer suposições sobre o impacto das suas ações de SEO. Você pode enxergar claramente os dados e adaptar sua estratégia com base neles.

7. Leads qualificados e mais oportunidades de venda através dos dispositivos móveis

Com as pesquisas por dispositivos móveis, o SEO é ainda mais importante para pequenas empresas. Já se foi a época em que as pessoas precisavam esperar até chegar em casa e estar à frente de um computador para procurar algo online.

Hoje, as pesquisas feitas em dispositivos móveis estão ultrapassando as pesquisas feitas em computadores. Agora, tudo o que a pessoa precisa fazer é digitar o serviço que ela procura na atual localidade no celular e encontrar as empresas que estão mais próximas. Ou seja, as pessoas estão procurando por serviços no Google no momento exato em que precisam deles e estão prontas para fazer uma compra.

Para uma pequena empresa, isso cria uma oportunidade de ter uma boa classificação e superar marcas de grandes nomes em determinada localidade.

Por exemplo, uma cafeteria local pode ter uma classificação melhor em pesquisas direcionadas a determinado bairro do que grandes empresas como Starbucks.

Com estratégias de SEO local, é possível colocar uma pequena empresa no radar dos clientes ideais que estão prontos para tomar uma decisão de compra rapidamente.

8. É gratuito

Uma marca pode concentrar grande parte de sua estratégia digital em mídia paga, o que pode gerar ótimos resultados no curto prazo.

Porém, investir também em SEO é uma maneira de gerar resultados (duradouros) com tráfego online, além de ser uma estratégia barata e até gratuita.

Você pode até optar por contratar profissionais para otimizar aspectos técnicos do site ou produzir conteúdo. Mas não vai precisar pagar nada para lançar sua página no Google e ter a oportunidade de ranquear nos primeiros resultados de busca.

Quanto mais conteúdo otimizado e páginas bem planejadas você criar, mais cliques você receberá para o seu site. Isso vai melhorar ainda mais sua classificação ao longo do tempo e continuará aumentando o tráfego orgânico para as suas páginas.

Existem muitas razões para investir em SEO e aproveitar os resultados da pesquisa orgânica, sendo sempre o objetivo final o crescimento do negócio.

Muito além de aproveitar uma tendência ou vender em períodos do ano, SEO é um investimento para fortalecer a imagem da sua marca no longo prazo.