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O que é uma Plataforma de Gestão de Fretes?

por Guilherme Reitz Quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A Plataforma de Gestão de Fretes é um ambiente virtual que serve como ferramenta para auxiliar na gestão logística das empresas. Trata-se de um SaaS (Software as a Service), que é uma forma de distribuição onde o software não é vendido e instalado localmente no computador do cliente.

Assim, o serviço oferecido pelo software é disponibilizado via internet, com os clientes licenciados podendo acessá-lo em qualquer computador conectado à rede.

Por que gestão de fretes?

A entrega é uma etapa crucial na garantia de uma boa experiência de compra aos consumidores. Apesar disso, gerir a logística de uma empresa ainda é um grande desafio em nosso país. Infraestrutura deficitária, baixo investimento, métodos arcaicos, entre inúmeros outros fatores, dificultam o trabalho dos gestores e impedem que a logística atinja sua máxima eficiência.

Para mudar esse cenário é preciso planejamento, estratégia, inovação e tecnologia. Somente assim as empresas conseguem driblar todos os obstáculos da ineficiente logística brasileira e conquistar um lugar de destaque no mercado.

Com esse objetivo, diversas empresas vêm criando soluções tecnológicas capazes de auxiliar nesse processo de gestão.

Soluções

Uma Plataforma de Gestão de Fretes fornece acesso a essas soluções, cada uma voltada à otimização de uma etapa do processo de compra, dentre elas:

  • Cálculo do Frete

Cada transportadora possui um método próprio de fornecer as tabelas de preços e prazos dos fretes, além de inúmeras outras variáveis envolvidas no processo de entrega. Interpretar e implementar de forma correta todas essas informações demanda tempo, mão de obra e ainda está passível de equívocos, o que influencia diretamente na conversão da venda.

Com o suporte de uma Plataforma de Gestão de Fretes, essa implementação é realizada por uma equipe de especialistas com o conhecimento e as ferramentas corretas para esta tarefa. Dessa forma, os preços e prazos se mantém sempre atualizados, fornecendo dados de forma precisa aos consumidores e garantindo a estabilidade da sua operação.

  • Rastreamento dos Pedidos

A logística de nosso país está longe de ser perfeita e devemos ter consciência de que imprevistos acontecem. Para se preparar para isso, é crucial que o gestor tenha visibilidade de todas as etapas do processo de entrega.

O sistema de rastreamento capta, intercepta e padroniza os dados de rastreio das diversas transportadoras, permitindo o acompanhamento das entregas e do desempenho das transportadoras.

Além disso, o sistema permite um contato proativo com os clientes, informando sobre cada etapa da encomenda e permitindo que eles opinem sobre a experiência de compra por meio do módulo de feedback.

Através das respostas do feedback, o gestor pode agir de forma mais assertiva nas ações da empresa para melhorar a sua operação e fidelizar seus clientes.

A tecnologia é uma aliada de peso na gestão da logística. Utilizar as ferramentas corretas é fundamental para otimizar uma operação, mas contar com o apoio de uma equipe de especialistas na área pode ser o diferencial que vai garantir o destaque de sua empresa no mercado.

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