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O que é fulfillment e por que é importante?

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Na logística, o fulfillment é responsável por agrupar todas as operações cruciais para atender às necessidades do consumidor moderno. Além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado. Entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Assim, o fulfillment permite que os empreendedores de e-commerce terceirizem o armazenamento e o envio. Isso alivia os negócios online do espaço físico necessário para armazenar todos os produtos, o que é benéfico para os comerciantes sem a capacidade de gerenciar diretamente o estoque.

Os vendedores enviam mercadorias para o centro de distribuição, e o fornecedor terceirizado as envia aos clientes para eles.

Na logística, o fulfillment é responsável por agrupar todas as operações cruciais para atender às necessidades do consumidor moderno.

O fulfillment pode ser uma reflexão tardia para alguns comerciantes ocupados. Mas a estratégia correta pode impulsionar as vendas no topo do funil, e diminuir os custos de aquisição de clientes.

Gigantes, como a Amazon, definiram o padrão para o cumprimento do comércio eletrônico. Eles são incrivelmente rápidos, eficientes e facilitam muito para os clientes fazerem pedidos online, e receberem rapidamente seus produtos.

Quais são alguns dos problemas mais significativos de gerenciamento de estoque?

Um problema comum, porém “um bom problema” para muitas lojas online, é o excesso de vendas, que ocorre quando os comerciantes têm mais pedidos para um determinado item do que o estoque para atender.

As lojas online enviam e-mails aos clientes e informam que o item está esgotado. Como resultado, isso leva à perda de vendas e ao sentimento ruim do consumidor.

Assim, a terceirização de atendimento reforça o controle sobre o gerenciamento de estoque.

Priorizando o atendimento em sua estratégia de comércio eletrônico

O objetivo de qualquer estratégia de comércio eletrônico é tornar a experiência do cliente a mais perfeita possível. Portanto, quanto mais pontos de atrito houver entre a descoberta e a compra, maior a probabilidade de um cliente em potencial abandonar uma compra.

Vários comerciantes prestam muita atenção a esses pontos de atrito no front-end de sua estratégia, mas há muito mais oportunidades de atrito durante os segmentos de back-end e pós-compra da jornada do cliente.

Como a maioria dos outros elementos de negócios, uma abordagem de tamanho único não será suficiente para atender às exigências do e-commerce.

Hoje, trata-se mais de oferecer uma abordagem mais personalizada, onde você atende às necessidades de cada cliente.

Na maioria das vezes, o atendimento e a logística permanecem em segundo plano para empresários e comerciantes ocupados.

Nesse sentido, como seu foco é aumentar as vendas e otimizar o marketing, eles perdem de vista a parte de seus negócios que poderia impactar e impulsionar ambos.

Portanto, quando um sistema de atendimento ruim leva a uma experiência ruim de entrega ao cliente, isso pode anular todo o seu trabalho duro no marketing.

Apesar dessa verdade óbvia, muitos pequenos varejistas parecem negligenciar o fortalecimento de sua infraestrutura de atendimento ou não consideram trabalhar com um parceiro de atendimento, até que a sua marca deixe de ser competitiva.

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