Um relatório roduzido pela Nielsen, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, revela dados muito interessantes sobre o comportamento dos internautas. Com foco no mercado dos Estados Unidos, o estudo “The State of the media: Social Media Report Q3 2011” aponta tendências e comportamentos de nichos, como o público feminino em relação ao consumo de vídeos e a faixa dos +55 em relação às redes sociais e mobile.
Apesar do foco no mercado norte-americano, a Nielsen reservou um slide para apresentar um panorama do acesso às redes sociais por aqui. Para a Nielsen, no Brasil o Orkut ainda domina o mercado, ao contrário do que afirma o Ibope. A ComScore, outra importante fonte de pesquisa sobre internet, também insere o Orkut como líder por aqui. Fica a dúvida.
Dados que chamam a atenção
Além dos dados de permanência do Orkut como rede social líder no Brasil, outros dados do relatório da Nielsen chamam a atenção:
- Redes Sociais e Blogs continuam a dominar o gasto de tempo online, seja via computador ou telefone;
- Os norte-americanos gastam mais tempo no Facebook do que em outros sites;
- Mulheres assistem mais vídeos que os homens;
- Os homens, por sua vez, assistem vídeos mais longos.
- 70% dos usuários de redes sociais compram pela internet;
- 53% dos usuários de redes sociais seguem marcas nas redes;
- O Tumblr triplicou sua audiência em um ano;
- 4 entre 5 usuários de internet estão nas redes sociais ou em blogs;
- 40% dos usuários de dispositivos móveis acessam as redes sociais via mobile;
Para acessar o relatório completo clique aqui. Para quem gosta de dados, é um prato cheio e com ótimos gráficos.
Fonte: Nielsen