O crescimento exponencial do crowdfunding em tempos de crise
Dentro do universo de e-business encontramos inúmeros nichos, onde uns são mais populares que outros. E-commerce, que costuma ser sempre o foco de debate, é apenas um dos mercados possíveis dentro das negociações eletrônicas. Porém, no cenário atual de crise social e econômica mundial, um setor depois de muitos anos passou a ser valorizado e ganhar destaque: o crowdfunding.
Hoje o setor de financiamento coletivo — como é mais popularmente conhecido — está finalmente vivendo a sua melhor fase, e de forma repentina, por ter se encaixado perfeitamente como uma ótima solução para a realidade da maioria das pessoas e até mesmo dos negócios que estão vendo o próprio faturamento cair drasticamente diante de um cenário de isolamento. Para exemplificar: uma plataforma desse segmento, e que também agora faz parcerias B2B para para ajudar os segmentos mais prejudicados, teve um aumento superior a 500% do seu faturamento no mês de março, quando o coronavírus afetou diretamente a economia.
Esse modelo de negócio online já existe no Brasil desde 2009 e vinha crescendo já de forma menos acelerada desde então. Com o intuito de ser uma plataforma que facilita doações, vinha sempre sendo mais aplicada às causas sociais — de ajuda a animais e para situações específicas como pôr em prática algum projeto cultural. Muitas vezes também incentivada por meio de uma recompensa ao doador e, mais recentemente, também usada para manter canais de conteúdos digitais via contribuições de pagamento recorrente.