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Novas ideias para o seu e-commerce que ninguém te contou. Até agora.

Nesse artigo, abordarei algumas dicas sobre opções que podem enriquecer a sua loja online no sentido de propiciar uma experiência capaz de lhe render algo em troca a partir da unidade básica de mensuração que é a visita de um usuário ao seu e-commerce.

Sabe aquela filosofia adotada por muitas fábricas de sempre perseguir o máximo de eficiência, buscando o melhor rendimento, cortando qualquer tipo de desperdício ao usufruir inclusive do subproduto? No e-commerce essa é a lei. Ou seja, enxergar a visita de um usuário ao seu e-commerce como muito mais do que uma mera passagem casual é elementar.

Por isso, independente se o usuário comprou ou não, você está designado a fazer com que algo lhe seja rendido dessa visita.

Uma funcionalidade (não tão nova) que possivelmente você ainda desconhece é a inserção do botão do aplicativo WhatsApp na sua loja online. Assim, se um usuário que acessa o seu e-commerce por celular ou tablet (monte a sua m-store!) apresenta interesse por um determinado produto e quer mandar uma mensagem pelo WhatsApp sobre ele, basta clicar no tal botão.

Você personaliza uma mensagem e, ao clicá-la, automaticamente o aplicativo instalado no celular da pessoa é aberto com a mensagem padrão que você projetou. Um exemplo: “olha que legal essa camiseta, o que você acha?” ou ainda “olha o que encontrei na loja X, não é demais?”

Falando em Whatsapp, você possui algum tipo de código de remarketing do Facebook instalado na sua loja? Se ainda não possui, considere fazê-lo. Grosso modo, o programador instala uma sequência de códigos que o Facebook gera chamada Pixel.

Com esse código instalado em seu e-commerce, pessoas que visitam a sua loja (e estão logadas no Facebook – algo muito natural) são “carimbadas” e quando você realiza campanhas de marketing no Facebook através da sua fanpage (página da sua loja) tem a opção de executar campanhas de remarketing (para as pessoas carimbadas) selecionando alcançar as pessoas que acessaram a sua loja.

O interessante é que você pode tornar essas campanhas ainda mais precisas optando por pessoas que visitaram a página www.minhaloja.com.br/loja-finalizar-pedido, www.minhaloja.com.br/carrinho-check-out, www.minhaloja.com.br/quem-somos e aí possibilita atingir visitantes que abandonaram carrinhos, se interessaram por algum produto em específico (www.minhaloja.com.br/produto-xy), etc.

Outra funcionalidade associada à essa loja é instalar um aplicativo que fareja se um site em específico possui os tais códigos – pixels. Esse aplicativo é instalado diretamente no seu navegador, então você pode conferir se, por exemplo, a concorrência também está aplicando essa tática.

Instalamos essa opção em nossa loja online para ver como funciona. Faça um teste.

Outra dica é inserir no seu pop-up coletor de e-mails o botão “curtir” da fanpage oficial da sua loja virtual. Essa é uma forma de induzir o pensamento de quem é solicitado que forneça o seu e-mail em troca de algum benefício. Isso porque ao deparar com outras pessoas que já tiveram uma experiência com você, a pessoa é induzida à sensação de credibilidade. Ou seja, “não sou a primeira à experimentar isso”.

O ser humano é um bicho extremamente desconfiado e na operação de negócios online isso fica ainda mais evidente. Nem é preciso mencionar o quão importante é possuir mais de um local no seu e-commerce para coletar e-mails de potenciais consumidores. Ainda que essa forma de contato possa ser substituída por outra mais eficiente nos próximos anos, não dê bobeira.

Pouco importa se a sua loja virtual não é tão conhecida (ainda), isso porque tenho para mim que criar uma atmosfera na qual depreende-se que muitas pessoas estão sempre acessando o seu e-commerce ou adquirindo os seus produtos é um contrapeso sem precedentes.

Uma ferramenta que sempre deu muito certo desde o lançamento da nossa loja online feminina foi a implementação de um acordo democrático com as nossas clientes. Funciona assim: oferecemos a elas um desconto caso elas divulguem a nossa loja nas redes sociais. Tudo de maneira automatizada. Isto é, você opta por compartilhar o seu carrinho nas redes sociais e nós lhe garantimos um desconto de x% sob a sua compra.

Mesmo que a compradora “trapaceie” optando por publicar o link de divulgação da loja com exibição apenas para ela na rede social (não público), a sensação de satisfação que a consumidora obtém durante a sua compra somada ao nosso mark up já definido com o desconto, é compensatório. É como se disséssemos: que tal mais um produto? Ninguém tá te vendo! Vai lá! Enche a sacola!

A satisfação quando reparamos que compradoras acabam efetuando pedidos com valores acima do nosso ticket médio é simplesmente indescritível.

Mais uma dica para a sua loja online é a incorporação do protocolo HTTPS somado ao a servidor VPS, ou servidor dedicado. Ambas modificações visam a combinação perfeita de segurança e velocidade que sistemas de buscas como o Google tendem a premiar no quesito SEO e consequentemente buscas orgânicas (acessos gratuitos).

Com a tendência do clique cada vez mais caro, tornando extremamente custoso o acesso de usuários à sua loja, entendo que os gastos implicados nessa operação, são muito bem vindos.

Aproveitando a carona sobre ferramentas para o seu e-commerce, enquanto a sua loja virtual não atinge um número mínimo de visitas/mês tal qual seja possível fechar parceiras de links afiliados por meio de intermediadoras (algumas, por exemplo, chegam a exigir 450 mil acessos por mês como pré-requisito), tente fechar esse tipo de parceria diretamente com potenciais parceiros do seu mercado.

Um último ponto para finalizar esse artigo é mais uma vez (repare que em praticamente todos os meus artigos bato nessa tecla) lembrá-los sobre a importância que o seu blog exerce perante os buscadores. Ainda que você possa subir o seu ranking por meio de aprimoramentos bem conhecidos como indexação de páginas, canonização etc, nunca esqueça do seu blog, ele pode ser a melhor porta de entrada para você fazer negócios.

Boas vendas!