Os últimos anos foram transformadores! Reinventamos diversos aspectos das nossas rotinas e, por conta do distanciamento social, acabamos mudando muito a relação que temos com os nossos lares.
O que antes era um espaço apenas para descansar, acabou ganhando novas funcionalidades. Para muita gente, as casas passaram a ser o ambiente onde eles dormem, trabalham, comem e têm momentos de lazer.
Assim, surgiu uma necessidade ainda maior de tornar as residências em locais mais agradáveis e até funcionais, fazendo com que a rotina entre quatro paredes se tornasse mais confortável. Segundo dados da McKinsey & Company, em 2021, cerca de 22% dos brasileiros planejavam fazer alguma melhoria de infraestrutura em suas casas.
Impacto no mercado de construção
Não demorou muito para o varejo também sentir o impacto dessa demanda! Porém, com boa parte da população em casa, a forma como os produtos são vendidos também mudou, e muitos lojistas se encontraram diante de um momento de adaptação aos canais digitais.
Durante o primeiro trimestre de 2021, o setor de Móveis, Decoração e Construção ficou em 5º lugar entre as categorias de maior volume de vendas no e-commerce, representando 8,1% do total de pedidos feitos durante os três primeiros meses do ano. (Neotrust)
Apesar do crescimento, ainda há muita oportunidade no mercado de construção e também alguns desafios quando pensamos na operação online. Por isso, o lojista deve estar sempre atento às tendências do setor e buscar formas de desenvolver ainda mais o seu negócio.
Se você está pensando em apostar no setor de construção ou quer alavancar as vendas da sua loja, eu tenho as dicas certas para você se destacar dentro dessa categoria.
Atenção aos seus anúncios
Vender online exige um olhar mais atento aos detalhes. Afinal, os consumidores não têm contato com o produto como eles teriam em uma loja física e passam a depender apenas das fotos e descrições do anúncio para tomar uma decisão. Sendo assim, esses dois pontos devem ser muito bem trabalhados.
Ao montar a ficha técnica do seu item, atente-se a atributos como voltagem, potência, dimensões, resistência, entre outros. Os produtos dessa categoria são muito diversos e contém particularidades que vão da indústria — produtor que fabricou o item — até questões de peso, durabilidade e outros detalhes físicos. E tudo isso deve ficar bem claro ao consumidor!
Quanto mais rico e cheio de informações for o cadastro do seu produto, melhor! Por exemplo, se você vende uma tinta que funciona melhor em determinada superfície, especifique esse ponto. Isso trará mais segurança aos clientes no momento da compra.
As fotos acompanham a descrição e completam a “vitrine” da sua loja online. Então, aposte em imagens de qualidade e reais, que valorizam os seus produtos e dão uma noção completa de como é o item, destacando o material e o formato.
Foco em entregas cada vez mais rápidas
A conveniência e a praticidade das compras online conquistaram os brasileiros. Afinal, agora eles podem comprar seus produtos no conforto de suas casas e receber em poucos dias.
E quando consideramos a categoria de construção, a agilidade nas entregas é primordial. Muitos consumidores realizam essas compras de materiais ou ferramentas em momentos de necessidade ou até por imprevistos em uma obra, o que traz ainda mais urgência para o envio dos produtos.
As entregas super-rápidas são uma grande tendência para os próximos meses e devem ser um ponto de atenção para os lojistas desse setor. Sendo assim, ter uma boa operação logística é essencial para ter uma maior visibilidade da sua operação e das suas entregas.
Integre os seus canais de venda
Com o crescimento das compras pela internet, muitas lojas migraram do universo físico para o online e, nesse momento, surgiu uma grande oportunidade que beneficia lojistas e consumidores: as vendas em formato omnichannel.
Quando você tem operações online e offline atuando de forma integrada, você oferece uma experiência de compra diferenciada aos clientes, onde ele pode comprar online e trocar ou retirar os produtos em uma loja física. Além de trazer mais opções para o consumidor, essa estratégia ainda reduz os custos operacionais e logísticos da loja.
Para conseguir um alcance ainda maior na internet, você também pode criar uma estratégia multicanais, unindo as vendas do seu site a uma uma plataforma de marketplace.
Busque parcerias para impulsionar o seu negócio
Hoje em dia, não dá para falar de e-commerce sem falar sobre os marketplaces, já que essas plataformas se tornaram uma grande porta de entrada para o varejo eletrônico.
Ao vender em um marketplace, os lojistas já contam com toda a estrutura de uma plataforma de vendas e sem a necessidade de ter um investimento inicial. E não para por aí, já que os marketplaces ainda oferecem soluções de logística, fulfillment, publicidade e crédito, o que impulsiona ainda mais o negócio desses parceiros.
Algumas soluções de fulfillment destes canais permitem que o parceiro deixe todos os processos, desde armazenamento no estoque até entrega e pós-venda nas mãos do marketplace. E como essa operação preza pelo envio rápido dos produtos — com entregas feitas em até 24h — , o parceiro consegue oferecer prazos de entrega e valores de frete mais competitivos, o que também melhora o posicionamento dos seus produtos na plataforma.
Fora isso, dentro desses canais há muito potencial em intercalar as vendas para públicos abrangentes e nichados para pessoas com interesse pela categoria de Casa, Decoração e Construção. São muitas as possibilidades.
E se você pensa que os produtos da sua loja de construção não terão saída em um marketplace, pense duas vezes! Às vezes, os resultados das vendas online podem te surpreender, já que você pode vender de tudo.
Pois é, o que não falta no mercado de construção são oportunidades! Se você aproveitar os espaços e ficar de olho nas tendências do setor, o seu negócio pode ir muito mais longe. Boas vendas e até a próxima!