Logo E-Commerce Brasil

Menu responsivo: qual é melhor para o seu e-commerce?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

O layout responsivo não é mais uma opção para os e-commerces. É uma exigência. Segundo a 39ª edição do Webshoppers, da Ebit | Nielsen, as compras realizadas via dispositivos móveis representam 42,8% das vendas de e-commerces do Brasil em janeiro de 2019.

Então, pensar especificamente de cada particularidade no layout responsivo do seu e-commerce é imprescindível. E o menu é uma parte muito importante na decisão de compra do usuário. Quando você está navegando em um e-commerce e não acha um menu para te ajudar, muitas vezes é levado a desistir da compra. Isso é consequência de um layout que pouco considera a usabilidade do consumidor.

A responsividade deve ser pensada especificamente para o usuário de dispositivo móvel, para que, dessa forma, seja garantido uma experiência capaz de ampliar a percepção de toda informação disponível na loja, independente das
dimensões do aparelho.

Layout responsivo

A versão do menu para desktop possui muito mais espaço para brincar e oferecer as informações ao usuário, no entanto, quando se pensa na versão móvel, a tela é reduzida e, por isso, o conteúdo deve ser utilizado de maneira sábia.

Defina os conteúdos mais importantes e os exiba no topo da página. Além disso, analise o público que acessa o seu e-commerce através de dispositivos móveis e veja quais são as buscas mais realizadas. Feito isso, priorize esses produtos na hora de elencar categorias para a versão responsiva.

O menu é parte crucial do processo de compra. Ele leva as pessoas a encontrar o que buscam muito mais rápido e com mais agilidade. Por isso, é fundamental oferecer um layout intuitivo e um menu que contenha os tópicos
específicos com os links corretamente direcionados.

Categorias

Para definir as categorias que serão exibidas no menu responsivo, pense como cliente: como você deseja encontrar os produtos? Organize as categorias por familiaridade, ordem alfabética, mais procurados, ou promoções.

Muitas vezes, o layout de uma loja virtual possui tantos elementos e cores que fica difícil de achar o que você realmente procura. A loja virtual é uma vitrine, não se pode esquecer disso.

Assim, procure mantê-la sempre organizada, mas fique de olho na aparência: as cores e o estilo do seu menu devem conversar com o design do seu site, a identidade visual deve ser mantida. Além disso, garanta que seu menu seja intuitivo, deixe bem localizado e de fácil acesso para que seu cliente chegue no lugar ideal.

Menu responsivo

Conheça alguns exemplos de menu responsivos que podem ser eficientes no seu e-commerce:

  • 1. Menu circular: chama muita atenção devido a sua originalidade. É um menu expansivo na criatividade, mas que sabe muito bem otimizar o espaço. Ele é muito versátil e oferece diversas opções de design.
  • 2. Menu hambúrguer: o mais utilizado atualmente. Ele é bem simples e recebe esse nome pois é formado por três linhas horizontais. Normalmente é posicionado no canto esquerdo superior da tela. Devido ao seu formato
    sucinto, ele funciona muito bem quando a interface necessita de menos informação.
  • 3. Menu suspenso (Dropdown): é uma opção que fornece visão mais ampla do conteúdo. Ele também economiza o espaço quando está inativo e, quando ativado, mostra uma lista de opções que se desenrola verticalmente.
  • 4. Menu de abas: tem como objetivo expor os itens mais relevantes. Normalmente as abas são fixas e dispostas na parte inferior da tela, facilitando a identificação das categorias através dos ícones.
  • 5. Navegação de rolagem: essa opção lista, uma ao lado da outra, as categorias, permitindo que o usuário role o menu para a esquerda ou direita.

É importante sempre estar atento às especificidades do seu público. Não adianta ter a melhor tecnologia se ela não se adequa ao seu usuário. Por isso, pense como o cliente e busque atender às suas necessidades.