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Melhore o desempenho do seu e-mail marketing com o Teste A/B

O teste A/B é utilizado no marketing, e com ele você poderá “colocar a teste” algumas possibilidades e utilizar a que obtiver o melhor retorno na sua campanha, podendo ser no seu site, nos seus envios, nos seus anúncios… enfim, irá depender do objetivo do seu teste. Se for um teste A/B para email marketing a possibilidade que tiver melhor desempenho poderá ser a utilizada nos demais envios da sua campanha. Outro exemplo é, se você estiver testando qual a disposição das imagens de uma página do seu site te dará melhor retorno, poderá utilizar a que obtiver o melhor ROI, enfim são várias as formas de testarmos possibilidades.

Mas, como o objetivo aqui é falar de email marketing irei mostrar quais as possibilidades de serem testadas e que poderão melhorar o desempenho de uma campanha. Mas de forma geral funciona assim: Você coloca duas ou mais alternativas a prova, por uma amostragem, e a que obtiver o melhor retorno será a utilizada para o “resto” da campanha.

Forma de funcionamento

No email marketing são várias as possibilidades de se testar, sendo os títulos, o remetente, as datas e horários e o conteúdo a ser enviado para seus contatos.

Em qualquer um desses testes você envia uma amostra para dois ou mais grupos e o que obtiver o melhor retorno você utiliza no restante dos envios. Abaixo vou dar alguns exemplos hipotéticos de como funciona.

Exemplo de teste A/B por titulo

No titulo A vou enviar para 10% dos meus contatos o assunto:

Curso de marketing Digital. Confira

Já no titulo B vou enviar para 10% dos contatos e o assunto será:

(nome do contato) Confira o Curso de Marketing Digital

Obs: Existem programas que te permite enviar a mensagem com o nome do seu contato, para isso basta você usar um código que será transformado no nome cadastrado.
Para esses testes eu posso testar a taxa de abertura ou de cliques. Vamos supor que nesse exemplo eu testei a taxa de abertura e que o resultado da amostra B obteve um melhor desempenho, assim os 80% dos contatos que ainda não foram enviados irão com o título: (nome do contato) Confira o Curso de Marketing Digital.

Exemplo de teste A/B por remetente

Outra possibilidade é a de testar o remetente do email. Vamos ao exemplo:

Suponhamos que quero testar qual remetente gera melhor retorno para minha campanha.

No teste A irei enviar para 15% dos meus contatos o email com meu nome: Ricardo Nazar.

No teste B enviarei para 15% com o nome da minha marca: Cia do Marketing

Suponhamos que o teste B tenha dado um melhor desempenho, assim os outros 70% serão enviados com o remetente Cia do Marketing.

Nesse caso de remetente podemos ter diversas variáveis, pois pode-se ter marcas que estão “queimadas” com seus contatos, nesse caso provavelmente o teste que terá melhor desempenho será o que não tem o nome da marca. Mas pode acontecer o contrário, a empresa (marca) tem um nome forte e histórico de envios de conteúdos interessantes, nesse caso provavelmente teremos melhor desempenho com o nome da marca. Mas isso você só irá descobrir testando, testando e testando…

Exemplo de teste A/B por data e hora

A possibilidade de testarmos qual é o melhor dia e hora de enviar emails também é um fator que pode melhorar bastante nossas campanhas de email marketing, e podem variar muito de público para público, por isso o importante é testar. Vamos ao exemplo:

No teste A enviarei para 20% dos meus contatos o email as 7:00 na segunda feira

No B enviarei para 20% dos contatos o email as 15:00 da segunda feira.

Nesse exemplo conseguimos testar o melhor momento de enviar nossa campanha. Alguns fatores podem influenciar esse ponto, pois pode ser que seu público tenha o hábito de ler emails quando chegam em seu escritório pela manhã as 8:00, nesse exemplo se seu email tiver chegado a caixa de entrada do seu lead por volta das 7:00 horas você sairá na frente, pois seu email será um dos primeiros na caixa de entrada, o que irá aumentar as chances de ser lido. Mas pode acontecer de seu público ter um perfil diferente, por isso teste, teste e teste e descubra qual é o melhor dia e horário para seus envios.

Cada teste poderá te dar uma informação. O assunto (titulo) poderá te dar a melhor taxa de abertura assim como o remetente. As datas indicarão qual é o melhor momento para se enviar as campanhas. Outra possibilidade é a de testar o conteúdo do email, o que nesse caso poderá testar qual é a melhor taxa de cliques, ou seja, qual é o conteúdo que chamou mais a atenção do seu público.

Resultados obtidos:

Titulo – Uma simples mudanças no titulo me deram bons retornos, percebi que se colocarmos o nome da pessoa no título e depois a mensagem a taxa de abertura dos emails é bem maior.

Horário e datas – No caso do público que trabalho os melhores dias para envio de emails são segunda e terça, mas isso poderá variar de público para público. Os horários também contam muito, pois se o seu email estiver nos primeiros da lista da pessoa a chance de ser aberto é maior, sendo assim cabe a você testar qual é o melhor momento para atingir o seu público na “hora certa”.

Remetente – No caso dos testes que fiz quando o email foi enviado com o nome de uma pessoa (rss, no começo demos nossos deslizes que foram abordados nesse artigo sobre email marketing) tivemos um melhor resultado, mas isso também poderá variar.

Se sua empresa estiver com o nome “sujo” as pessoas não irão abrir os emails ou então se você começou há pouco tempo e como estava começando deu umas tropeçadas e se queimou também poderá ter um menor retorno com o nome da sua empresa, mas se você oferece conteúdo de qualidade há algum tempo o email com o nome da sua empresa poderá apresentar um melhor desempe