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Conhece o marketing de influência? Veja seus impactos para o e-commerce

Por: Ricardo Garrido

Responsável pela condução dos negócios do marketplace no Brasil, incluindo: recrutamento de vendedores, melhoria da experiência de seleção, precificação e entrega, e programas de atendimento como Fulfillment by Amazon (FBA).

Nas últimas décadas, o crescimento das mídias sociais mudou as relações pessoais e de consumo. Hoje, além da opinião da família e amigos, os consumidores procuram nessas mídias uma voz confiável que os ajude a escolher as marcas ou produtos. Essa atualização da famosa campanha “boca a boca” tornou o marketing de influência uma das ações mais bem-sucedidas para quem tem um negócio online.

Para o e-commerce, essa influência permite que as empresas estejam cada vez mais próximas dos clientes. O sucesso dessa estratégia depende da colaboração entre marcas e os chamados influenciadores digitais.

Porém, quem são essas pessoas capazes de influenciar milhares de consumidores com apenas uma publicação em uma rede social? Continue a leitura e descubra.

O que é um influenciador digital?

De acordo com a Influencer Marketing Hub, referência na produção de conteúdo sobre o marketing de influência, um influenciador é alguém que:

  • é capaz de afetar a decisão de compra de seus seguidores por causa de sua autoridade, posição, conhecimento ou relacionamento com seu público nas mídias sociais;
  • alguém que tenha seguidores de um nicho específico, com quem esse influenciador se engaja ativamente. O número desses seguidores depende do alcance que esse nicho pode obter. Alguém que fala sobre alimentação saudável de modo mais abrangente provavelmente terá mais seguidores que outro influenciador que trata de alimentação saudável para pessoas com restrições alimentares, por exemplo.

É importante não confundir esses influenciadores com celebridades. Pessoas públicas naturalmente podem influenciar aqueles seguidores que os acompanham nas redes. Entretanto, as figuras que mais se destacam nas mídias sociais são pessoas que não são artistas e desenvolveram uma longa estratégia para estabelecer uma relação de confiança com os seguidores.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é uma estratégia na qual uma marca se associa a um ou mais influenciadores para se conectar com consumidores em potencial.

Essa parceria pode ser realizada de diferentes maneiras. No sistema de troca, os influenciadores podem receber produtos do seu e-commerce, fazendo a divulgação para sua base de seguidores.

Os “recebidos” são famosos entre as figuras de destaque nas redes sociais. No entanto, há o risco de a sua loja virtual passar despercebida em meio aos produtos recebidos de outras marcas.

A opção mais lucrativa tanto para a empresa quanto para os influenciadores é a assinatura de um contrato. Desse modo, eles serão pagos para promover continuamente sua loja e seus produtos. Eles também podem gerar conteúdos específicos, como divulgar promoções, sempre com o objetivo de promover as marcas.

A parceria também pode posicionar o influenciador digital como um embaixador da marca, transformando-se em um representante oficial de um negócio. Em vez de campanhas pontuais, essas pessoas serão parte importante da estratégia de marketing. Além de destacar sua loja virtual, ele deve transmitir aos seguidores os valores e a imagem da sua marca para o público-alvo.

Como o marketing de influência impacta a loja virtual?

Alguns fatores que explicam a força dessa estratégia para o sucesso do e-commerce estão listados abaixo.

Acessibilidade

Qualquer empresa pode fazer uso dessa ação, independentemente do tamanho. Uma alternativa para as marcas menores é desenvolver estratégias com pessoas menos famosas, mas que mantenham um alto de poder de influência nesse público reduzido.

Também não há restrições para o nicho de mercado no marketing de influência. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, é possível encontrar influenciadores falando sobre o tipo de produto que você vende.

Atração de clientes em potencial

A pesquisa realizada pela marketplace de influenciadores Tomoson identificou que 51% dos negócios que investiram em marketing de influência conquistaram clientes qualificados que se tornaram consumidores do negócio.

Já o relatório da Influencer Marketing Hub identificou que o marketing de influência deve movimentar aproximadamente $13,8 bilhões até o final de 2021 em todo o mundo.

A razão para esse sucesso? Os influenciadores já conquistaram um público fiel mesmo antes de uma determinada marca escolhê-los para uma parceria. É essa credibilidade que consegue levar o público para a conversão desejada, seja ela de realizar uma compra, visitar o e-commerce ou seguir a mídia social da marca.

Promoção da marca

Você já pensou quantas pessoas presentes nas redes sociais são clientes em potencial, mas ainda não conhecem sua loja na internet? Um dos papéis do influenciador é justamente aproximar seu negócio ao nicho que eles atuam.

Além de aumentar o conhecimento do público sobre seu negócio, essas figuras influentes ajudam a confirmar a autoridade de sua marca e de seu e-commerce.

Conquista da confiança dos consumidores

A espinha dorsal de uma relação do e-commerce com o consumidor é baseada na confiança. O número de golpes online que exibem propaganda enganosa cresce a cada dia, o que obriga os consumidores a serem cada vez mais cuidadosos.

O marketing de influência é útil para atestar a idoneidade da sua loja virtual, ajudando a contar imediatamente qualquer desconfiança que você enfrentaria ao vender seus produtos online.

Melhoria do posicionamento do seu e-commerce

As campanhas com influenciadores digitais têm um efeito positivo para o posicionamento do e-commerce nas ferramentas de busca. Essas pessoas são uma espécie de realeza das mídias sociais e, além de seguidores fiéis, produzem conteúdo de boa qualidade.

Ao criar tendências em seus respectivos setores, esses influenciadores também se destacam nos mecanismos de pesquisa. Assim, cada vez que eles recomendam seus produtos e deixam o link da sua loja online, eles contribuem para melhorar a classificação da sua marca no Google, por exemplo.

Bom retorno sobre o investimento

Os custos investidos nessa estratégia de marketing são baixos em relação ao lucro obtido. Além disso, a análise de dados de Retorno sobre o Investimento (ROI) das empresas também realizada pela Influencer Marketing Hub mostra que, a cada dólar investido em marketing de influência, há um retorno de $5 dólares.

O que é necessário para iniciar essa estratégia em sua loja virtual?

Aqui vão 5 ações para os primeiros passos na implementação do marketing de influência em seu e-commerce.

1 – Defina os objetivos com clareza

Qual é a principal motivação dessa parceria? Tornar sua marca conhecida? Divulgar um novo produto? Vender mais?

2 – Saiba quem é seu público-alvo

O conteúdo produzido pelo influenciador deve ser direcionado para a sua persona. Ela representa o seu público ideal, por isso, é necessário que você tenha uma ideia de quais são os hábitos desse público.

Uma pesquisa com seus consumidores também pode ser útil para conhecê-los melhor, descobrir quais são as mídias sociais que eles mais utilizam e quem são os influenciadores que eles acompanham. Assim, você consegue investir na mídia e no influenciador que terá mais impacto no seu público-alvo.

3 – Selecione os influenciadores

O importante é escolher as pessoas mais adequadas à identidade da empresa, aos objetivos traçados e alinhadas com sua audiência. Uma referência para essa seleção são os pilares da influência.

  • Relevância: esse influenciador é relevante no nicho de mercado da sua marca? A linguagem que ele utiliza está próxima daquela utilizada pelo seu público consumidor?
  • Alcance: influenciadores podem ser classificados de acordo com o número de seguidores. Um nanoinfluenciador, por exemplo, tem até 10 mil seguidores e costuma ocupar nichos bem específicos do mercado. O megainfluenciador tem mais de 1 milhão de usuários. Nesse caso, a relevância do influencer está no número de pessoas que ele pode alcançar com uma única postagem. Cabe a você avaliar o que faz mais sentido para seu negócio neste momento: qualidade ou quantidade?
  • Ressonância: o conteúdo produzido por esse influenciador é relevante para os seguidores? Os valores apresentados por ele estão de acordo com a imagem que sua loja pretende passar para o público na internet?

4 – Defina a ação junto ao influenciador

Após encontrar o influenciador mais alinhado à sua estratégia, é hora de conversar sobre o tipo de parceria e a ação a ser realizada. É importante que esse plano seja elaborado em conjunto, pois o que torna o influenciador relevante é justamente a linguagem autoral que ele tem ao falar sobre os produtos ou sua loja.

Outra questão importante é confirmar a identificação de publicidade nas postagens realizadas. O consumidor odeia se sentir enganado por publicidades disfarçadas.

5 – Meça os resultados

Uma das métricas disponíveis para avaliar essa estratégia é o Earned Media Value (EMV). Esse indicador de desempenho é obtido a partir da soma das menções realizadas por terceiros em fóruns, sites, imprensa e mídias sociais. No caso de uma parceria com um influenciador, o EMV ajuda a identificar qual foi o retorno que as postagens realizadas deu às empresas com as quais ele trabalhou.

Também é possível medir o sucesso da ação criando uma hashtag específica para rastrear o alcance dos influenciadores contratados e observar as menções realizadas pelos seguidores. No caso de uma estratégia para aumentar as vendas, criar códigos de desconto ou de acesso ao site são uma maneira fácil de ver quantas vendas foram geradas pelos influenciadores.

O marketing de influência é uma das maneiras mais eficazes para favorecer sua loja online. O auxílio de uma voz reconhecida ajuda seu negócio a se aproximar de um grande número de pessoas de uma única vez, construindo um relacionamento de longo prazo com esse público.