Vai abrir loja virtual? 4 dicas para quem está chegando no e-commerce

por Sabrina Nunes Terça-feira, 10 de março de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

O e-commerce brasileiro vai de vento em popa. Dados divulgados pela Ebit|Nielsen mostram que o número de pedidos no comércio virtual em 2019 foi de 148,4 milhões, totalizando um faturamento de R$ 61,9 bilhões. Mais um ano de crescimento, mais um ano de boas oportunidades, mais um caminho aberto para novos negócios.

O comércio virtual é um dos poucos segmentos que pouco oscilaram independentemente das sucessivas crises econômicas dos últimos anos, portanto, é uma ótima chance de começar um novo empreendimento sem precisar se preocupar com algumas questões que se apresentam no comércio tradicional.

Mas como começar bem um novo negócio online, aumentando as chances de torná-lo um sucesso? Deixo aqui quatro dicas que, entre muitas outras, considero essenciais para quem está pretendendo conquistar seu espaço e se destacar entre as milhares de lojas já existentes no país.

Dica 1: Organização

Essa é uma dica indispensável e que você deve levar à risca desde a primeira ideia sobre sua nova loja virtual. Planilhas, listas e até mesmo a boa e velha dupla papel e caneta são fundamentais para começar a traçar os planos para o empreendimento. Um negócio que começa organizado tem mais chances de se desenvolver também de forma organizada — e lucrativa!

Dica 2: Criatividade

Li em uma recente pesquisa que o Brasil conta hoje com algo em torno de 1 milhão de lojas virtuais. Isso mesmo que você leu! Nesse mar de possibilidades, como fazer para se diferenciar e engajar seus clientes?

A primeira coisa é ser criativo. O que seu nicho ainda não explorou muito bem? O que os clientes do seu segmento têm procurado e não encontrado tão facilmente? Se você vai oferecer um serviço ou produto mais tradicional, que tal inovar no atendimento ou na entrega? Trace planos criativos (olha aí a organização!) e veja quais deles podem ser implementados dentro do que você quer realizar.

Dica 3: Home office

Tirar sua ideia do papel pode ser inicialmente mais em conta começando de casa, sem dúvida. Isso ajuda a economizar dinheiro que seria gasto com aluguel e outras despesas externas, pelo menos até que a empresa se estabilize e comece a crescer.

É um ponto bastante benéfico para quem está começando, pois dá mais segurança no quesito finanças. Mas é preciso se atentar a algumas questões importantes. É essencial entender que, mesmo estando em casa, é necessário dedicar tempo e atenção ao seu novo negócio.

Apesar da flexibilidade de fazer o próprio horário, é preciso ver a sua empresa em casa como uma empresa em qualquer outro lugar. Organize um espaço — uma mesa, cadeira e um computador — separado, exclusivo para o trabalho. Muitas empresas começaram assim e decolaram — eu tive essa experiência e deu certo!

Dica 4: Capriche na divulgação

Organização ok, escritório montado, estoque criado e loja no ar, é hora de caprichar na divulgação para criar e aumentar sua clientela! Dê atenção às redes sociais do seu negócio, respondendo dúvidas, interagindo e postando regularmente fotos e vídeos de qualidade.

Pense em promoções para datas comemorativas, ofereça condições especiais para compras a partir de determinado valor, e, o mais importante: acredite na qualidade do seu negócio!

Leia também: Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência


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