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Last-Mile: o que é e o quanto isso impacta em sua operação?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Quando uma compra é realizada em determinada loja virtual, o processo logístico da entrega do pedido é longo e bastante importante até a encomenda chegar ao seu local de destino. Essa etapa final da entrega denomina-se como Last-Mile, ou a “Última Milha”.

Na logística do transporte de mercadorias, a etapa final Last-Mile refere-se ao transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final, ou seja, para o cliente tanto B2B como B2C que adquiriu determinado produto.

O impacto na operação

É no Last-Mile que o lojista poderá mostrar a qualidade do serviço e como valoriza uma entrega bem feita e dentro do prazo estipulado. Essa também é a fase em que os consumidores mais se preocupam e encontram-se ansiosos para a chegada da compra desejada.

Por isso essa última etapa é tão importante, pois ela é decisiva para a experiência do cliente com a empresa, onde ele avaliará o tempo da entrega e as condições em que a encomenda chegou às suas mãos, o que garante suas recorrência de compra e fidelização.

Pensando em tudo isso, é nítido o quanto o Last-Mile é fundamental para uma loja virtual, pois é nessa fase, basicamente, que tornará a avaliação do consumidor positiva ou não. Contudo, o Last-Mile possui algumas dificuldades que impactam a logística de entrega e o e-commerce, como:

Não adianta nada ter todos os processos anteriores ao Last-Mile mais rápidos e eficazes, se a entrega final ao consumidor é demorada, mal executada, não trazendo nenhuma satisfação. É por isso que a Última milha é de extrema importância para a logística e principalmente para o e-commerce, proporcionando uma boa imagem.

Como os clientes não gostam de esperar, é preciso apostar em tecnologia e inovações para otimizar a última etapa da entrega e deixá-los satisfeitos.

Como otimizar o Last-Mile

Algumas medidas podem ser tomadas para otimizar o Last-Mile e diminuir os seus custos. Listamos aqui algumas delas:

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