Depois da segurança, o meio de pagamento é o principal ponto para um dono de e-commerce se preocupar. Existem três meios de pagamento para uma loja virtual: intermediador, gateway e adquirente. Vamos fazer uma série de três artigos sobre os meios de pagamento. Nesse artigo, vamos falar sobre os intermediadores.
O pagamento via internet deve passar segurança e credibilidade, pois é nesse momento da compra que o cliente deve se sentir confortável e em um ambiente seguro. O intermediador de pagamento é indicado para pequenos e médios e-commerces que precisam atender todas as bandeiras.
Um intermediador de pagamento é uma terceirização de pagamento, funciona da seguinte maneira, na hora de efetuar a compra o cliente é levado a um novo ambiente, para se cadastrar e finalizar o negócio. No caso de pequenos e-commerces, é um bom marketing, pois passa credibilidade à loja.
Ou seja, o comprador quando vê que foi levado a uma nova página para inserir seus dados entende que o site é seguro e que está protegido de uma loja que possa ser fraudulenta. Em contrapartida, também pode passar insegurança ao comprador caso não conheça o intermediador de pagamento e isso pode ser a causa de abandono de carrinho.
O contrato do lojista é apenas com o intermediador, sendo isento, portanto de assinar contatos burocráticos com bancos e empresas de cartão de crédito. Isso permite que o lojista tenha possibilidade de oferecer todas as bandeiras. Ao invés de contratar diferentes bancos e operadoras, o intermediador é na verdade uma solução completa que realiza desde a gestão entre comprador e vendedor, até a proteção de dados do comprador.
Com esse sistema, o lojista passa uma comissão das vendas para o intermediador. Permite também que o consumidor possa comprar com um número maior de parcelas, levando mais facilidades para o comprador. Alguns permitem que mediante o pagamento de uma taxa, quando for parcelado, o contratante retire o valor integral da compra à vista.
Uma vantagem para iniciantes no comércio online, é a fácil implantação desse sistema. Os intermediadores atendem a maioria das plataformas, ou seja, não existem complicações para instalação e não existe a necessidade de contratar um certificado digital SSL, pois na página, não será necessário inserir os dados pessoais do consumidor. Possuem todo o procedimento codificado para garantir a segurança do consumidor. Ou seja, os dados do cliente são criptografados no site do intermediador e não na loja virtual.
Além disso, esse meio de pagamento possui sistema antifraude, que é uma prevenção do lojista contra golpes, ou seja, alerta a empresa sobre riscos e perdas financeiras. Três tipos de fraude são muito comuns: auto fraude, fraude amigável e fraude efetiva. Essas são frequentemente usadas em pequenos e médios e-commerces, onde geralmente a preocupação com a segurança é pequena.
Esse meio de pagamento é ideal para quem está começando um e-commerce, ou não quer contratar mais de um tipo de serviço. Pois o intermediador fornece segurança, facilidade e praticidade para o lojista. Além de passar segurança e credibilidade ao comprador que não conhece o e-commerce.
Um intermediador pode ser um auxílio para o crescimento e auxílio na construção de uma base de clientes com confiança na loja virtual. É recomendável para um e-commerce que esteja iniciando ou querendo se consolidar no mercado digital. Após a consolidação de mercado, seria recomendável a mudança para outro meio de pagamento que será falado no próximo artigo.