O Google realizou recentemente mais mudanças em seus algoritmos. Apesar de a empresa não ter se pronunciado oficialmente, alguns usuários já podem experimentar o novo layout na busca de alguns termos. A partir de agora, some a barra lateral de anúncios do AdWords e os anúncios que surgiam no topo do ranking de pesquisa passam de três para quatro. O bloco inferior de links patrocinados continua. A intenção das mudanças, que já podiam ser vistas nos tablets há algum tempo, é alinhar o layout da página no desktop para otimizar a experiência do usuário.
Para o e-commerce, as novas diretrizes do gigante das buscas significam: menos espaço para anúncios, mais concorrência e aumento no preço dos cliques. Por outro lado, as mudanças também acarretam certa elevação na importância dos anúncios no Google Shopping, espaço de atuação que nem todos os lojistas aproveitavam, que passa a ser exibido na barra lateral com mais incidência, quando o termo buscado acionar a funcionalidade, claro.
Com todas essas alterações, trabalhar o alcance orgânico das páginas será uma tarefa cada vez mais difícil para os e-commerces e para as agências de marketing. Se antes disso, já demandava tempo para que os resultados das ferramentas de SEO aparecessem, agora, então, o empreendedor terá de ser ainda mais paciente. As medidas, consequentemente, incentivarão (ou obrigarão, dependendo do ponto de vista) o empreendedor a investir (mais) em anúncios pagos ou buscar novas alternativas.
O momento é de cautela, mais do que nunca será preciso inteligência no momento de investir e quem não conta com o apoio de uma agência de marketing ou um profissional da área já pode começar a ir atrás. Cada vez será mais difícil para o lojista gerenciar esse tipo de investimento sozinho sem o conhecimento necessário. Além disso, será preciso otimizar os anúncios com conteúdo cada vez mais relevante e uso mais intensivo de palavras-chave. Outro ponto que deverá ser observado com mais atenção é o ROI, retorno de investimento. Investimentos muito arriscados ou duvidosos devem dar lugar às ações mais seguras, que têm maior probabilidade de dar resultados positivos.