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Uma abordagem prática sobre a gestão por KPIs

Por: Luiz Fernando Ruocco

Nasceu no interior paulista, na pequena cidade de Águas de Prata. Em 2007, ingressou na Universidade Federal de São Carlos (UFScar) no curso de Engenharia de Materiais. Em 2014, entrou na Raccoon, onde ficou por cinco anos e por lá passou de estrategista de contas até gerente de marketing e mídia, sendo responsável por gerenciar os maiores clientes de varejo e sendo pioneiro na implementação de omnichannel em seus clientes e no Brasil. Em 2019, foi para outra empresa do Grupo Raccoon, a agência full digital Rocky - selecionada em 2021 como a quinta melhor empresa para trabalhar entre as Agências de Comunicação. Por lá, ajudou a transformar o time inicial de dez pessoas que hoje conta com mais de 250 colaboradores. A empresa se fundiu ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Sir Martin Sorrell, passando a se chamar Rocky.Monks por um tempo, até a unificação das marcas Media.Monks no Brasil, quando assumiu como Manager Director em Sorocaba.

A gestão por KPIs virou febre nos últimos anos e na minha visão piorou as decisões na maioria das empresas.

Eu explico! Mas vamos por partes. Para começo de conversa, KPI é a sigla para Key Performance Indicator. Esse parâmetro é um indicador de performance utilizado para medir a eficiência em relação a duas ou mais métricas, como o custo por clique (CPC), a taxa de cliques (CTR, do inglês “click through rate”), cliques por impressões, entre outras. Na prática, o que o KPI faz é uma relação matemática para demonstrar como está sendo feito o trabalho em um período em comparação com outro.

Confira, neste artigo, uma análise de como a gestão por KPIs pode piorar a tomada de decisão em algumas empresas.

KPI piorando tomada de decisão?

Agora, você deve estar se perguntando: de que forma um indicador de desempenho consegue piorar a tomada de decisão nas organizações?

Vamos lá: como o KPI indica uma relação entre dois parâmetros, o resultado vai refletir o quanto o valor dois varia quando se altera o valor um.

KPI = Valor 1Valor 2

Por exemplo, no custo por leads (CPL), um dos tipos mais comuns de KPI, as empresas querem compreender a relação entre o custo e os leads gerados. O CPL será, portanto, o resultado do valor do custo sobre a quantidade de leads.

CPL = CustoLeads

Supondo que a empresa deseja alcançar a meta de CPL de d10, há vários cenários possíveis. Com um custo de R$ 40 mil e quatro mil leads gerados, o total do CPL é 10. Com um custo de R$ 10 mil e mil leads gerados, o resultado também é 10.

Isso significa que, em ambos os casos, a meta foi alcançada. Se os gestores olharem apenas para os resultados das KPIs de forma isolada, é impossível ter ideia do que está levando ao resultado.

Os cálculos feitos para analisar esses dados estratégicos dependem de diversas variáveis e, alterando o valor de uma, tudo muda. Por isso, é importante analisar não apenas o KPI, mas também a métrica mais importante utilizada para a medição.

Gestão eficiente de KPIs

Fazer gestão por KPIs apenas “por fazer”, além de infrutífero, pode trazer riscos. É importante ter clareza sobre cada tipo de KPI, pois cada um deles vai gerar informações diferentes a partir das métricas analisadas. Nem todas as empresas precisam analisar os mesmos dados para ter dimensão sobre desempenho, performance e sucesso. Por isso, identificar que tipo de informação é mais relevante e um primeiro passo para uma gestão estratégica.

Na sequência, saber coletar e analisar os dados de forma correta é o que vai fazer realmente com que a tomada de decisões seja feita de forma mais assertiva e embasada, trazendo assim resultados positivos para o crescimento da organização.

Ressaltando: não são os KPIs o problema, mas sim a análise incorreta do que eles apresentam. Com embasamento e estratégia, as decisões a partir de KPIs podem ser muito proveitosas. É só tomar cuidado.

Mas, sabendo disso tudo, fica a questão: como os profissionais do e-commerce podem aplicar a gestão por KPI em seus negócios? O primeiro passo é definir bem as métricas que se deseja mensurar e as metas que se deseja atingir. Só assim que será possível fazer uma boa gestão, analisando os dados certos e obtendo insights a partir das informações geradas. No início, talvez as respostas não sejam tão claras, mas, ao longo do tempo, será possível realizar uma análise com base no monitoramento realizado e promover a melhoria contínua dos processos. Com os indicadores certos, não tem erro -. e os KPIs não serão mais um tiro no pé.

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