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Gerenciando operações com múltiplos canais de venda

Os marketplaces são um modelo de e-commerce em que empresas comercializam seus produtos através de um site com grande fluxo de visitas e uma marca conhecida.

Muitos varejistas têm adotado o uso de marketplaces como canais de venda adicionais às suas lojas virtuais já consolidadas.

Este artigo visa discutir os benefícios deste modelo, e quais características são importantes em sua operação para potencializar suas vendas com marketplaces.

A adoção de um sistema de Back-Office para gestão das vendas em múltiplos canais é fundamental para que se tenha uma operação mais eficiente e ágil, sem gerar retrabalho para sua equipe.

Processos internos

Muitas empresas deixam de utilizar canais adicionais de venda com receio do impacto em suas operações, das tarefas de gestão e entrega de pedidos.

Com um sistema de back-office gerenciando as vendas nos marketplaces, não há a necessidade de diferenciar o fluxo dos pedidos realizados através de seu site dos que foram realizados nos canais adicionais.

Desta forma, não existem mudanças nos seus processos internos, com sua equipe trabalhando todos os pedidos recebidos dentro do mesmo fluxo, ganhando escala sem aumentar a complexidade da operação.

Controle de estoque unificado

A principal premissa do comércio eletrônico é garantir que o que foi vendido será entregue de forma rápida e dentro do prazo. Assim, é importante ter o controle do que está sendo disponibilizado para venda nos marketplaces em que sua loja está presente.

Ao controlar de forma única seu estoque em múltiplos canais de venda, você evita que um mesmo produto seja vendido ao mesmo tempo em sua loja virtual e no marketplace, garantindo um melhor atendimento ao seu cliente, sem furos de estoque nem demora na entrega dos pedidos aos consumidores.

Imaginando uma situação onde você só tenha uma unidade de um determinado produto, é muito importante controlar de forma automática o estoque, para quando você receber um pedido para aquele produto em um canal, caso o mesmo esteja sendo comercializado em outros canais (marketplaces), o produto fique indisponível de imediato, evitando que você receba novos pedidos para aquele produto quando você já sabe que não poderá atender o cliente no prazo informado no site.

Diferenciação de preços por canal

Uma outra dúvida frequente que varejistas tem em relação ao uso de múltiplos canais de venda, é como fazer a gestão de preços e promoções por canal. Tal gestão deve permitir que o varejista trabalhe com listas de preços distintas por canal.

Isso torna possível a publicação de um mesmo produto com preços diferentes na loja virtual e no marketplace, para atender alguma promoção pontual, ou mesmo por política do canal.

Cadastro de produtos automatizado

Cada marketplace possui uma forma de publicar as páginas de produtos de seus lojistas. Alguns disponibilizam dados dos produtos como em uma loja virtual tradicional e outros os exibem em formato de anúncio.

Algumas lojas virtuais ao iniciarem suas vendas em marketplaces experimentam um aumento no quadro de funcionários, contratando pessoas para cadastrar seus produtos manualmente neste novo canal de venda.

Para ter uma operação enxuta, é necessário eliminar este trabalho, uma vez que existem formas de fazer com que o mesmo esforço de cadastramento de informações alimente todos os canais de forma automática.

Esta automatização deve ocorrer não apenas para as informações básicas do cadastro de produtos, mas também para preços e estoque, SKU’s e descritores do produto. Ao cadastrar um produto em um sistema de gestão integrado aos canais de venda, você pode por exemplo escolher em quais canais aquele produto será vendido.

Interação com o cliente

O relacionamento de uma loja virtual com seus clientes é um dos pontos fundamentais do comércio eletrônico, permitindo que sua loja se diferencie dos concorrentes.

É muito comum que nas plataformas de marketplace existam avaliações e qualificações das vendas, e seus clientes façam perguntas para tirar dúvidas antes de finalizar uma compra.

O varejista deve possuir acesso a ferramentas que o permitam responder a estas perguntas, fornecer feedback sobre o andamento dos pedidos, qualificar negociações e clientes de acordo com as regras de cada marketplace, entre outros.

Controles gerenciais

Também um ponto de dúvida que é muito lembrado pelos varejistas é sobre a visibilidade sobre as vendas, para pagamento de eventuais taxas e comissões.

O varejista deve ter acesso a relatórios para mensurar a performance de sua operação em cada canal em que esteja presente, comparando seus resultados e permitindo repensar estratégias operacionais.

É fundamental neste caso a adoção de um sistema que gere tais relatórios de maneira ágil, baseado nos dados dos pedidos e transações realizadas.

Conclusão

É altamente recomendado a adoção de uma estratégia de canais de venda via marketplaces.

A principal vantagem desta estratégia é o acesso a uma grande audiência, de pessoas qualificadas, com pouco investimento adicional.

Porém, para ser uma estratégia efetiva, é fundamental o uso de um sistema de back-office que cuide da gestão das operações, permitindo a sua loja virtual ganhar escala sem adicionar novos colaboradores ou processos extras.