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Frete de grandes volumes no e-commerce: muito além da cubagem

Por: Gabriela Voigt

Jornalista e produtora de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país. Em seus artigos, tem o objetivo de ajudar lojistas a simplificar os desafios de seus negócios.

Ao pensar o frete de grandes volumes no e-commerce, primeiro é importante entender quais são os fatores que interferem no cálculo da entrega.  E, em seguida, pesquisar as exigências e restrições das transportadoras, pois cada uma possui regras específicas. Sempre que se fala em cálculo de frete é importante lembrar da cubagem (ou peso cúbico).

A cubagem é a relação entre o peso de um pacote e o espaço que ele vai ocupar no transporte. Essa medida é um dos fatores que influenciam nas tabelas de frete de grandes volumes nas transportadoras.

O peso cúbico de uma encomenda é calculado com a seguinte fórmula: altura x largura x profundidade x fator de cubagem.

Sendo:

  • Altura, largura e profundidade da encomenda medidas em centímetros (cm)
  • O fator de cubagem definido de acordo com a transportadora e com a modalidade de transporte

Após descobrir o peso cúbico, as transportadoras o comparam com o peso real e utilizam o maior valor para realizar o cálculo do frete.

Por isso, um alerta importante: ao enviar uma encomenda é necessário utilizar o tamanho de embalagem adequado. Um produto pequeno enviado em uma caixa maior poderá aumentar sem necessidade o peso cúbico e, consequentemente, o valor do frete.

Escolha para o frete de grandes volumes

Cada transportadora trabalha com limites de pesos e dimensões diferentes. Logo, para escolher a mais adequada para o frete de grandes volumes, é necessário analisar as características e necessidades do produto juntamente com as exigências da empresa de transporte.

Frete de grandes volumes pelos Correios

Os Correios tem regras bastante rígidas, que impõe as seguintes dimensões máximas nas modalidades PAC e Sedex: 100cm x 100cm x 100cm, sendo que a soma das dimensões (altura + largura + comprimento) não pode ultrapassar 200cm.

Já o peso máximo permitido muda de acordo com o serviço e com o trecho escolhido:

PAC

Envio para outros estados = peso máximo de 30kg

Envio dentro do mesmo estado = peso máximo 50kg

Sedex

Envio dentro ou fora do estado = peso máximo 30kg

É preciso ainda estar atento ao formato da encomenda. Os Correios cobram uma taxa adicional de R$ 79 (até a publicação deste artigo) para manuseio especial nas seguintes situações:

  • Encomenda cuja maior dimensão (comprimento, altura ou diâmetro) ultrapasse 70cm
  • Produto embalado em formato do tipo rolo/cilíndrico ou esférico

Porém, essa taxa extra não é cobrada se a encomenda apresenta essas três características ao mesmo tempo:

  • Diâmetro da encomenda em rolo ou cilindro maior que o comprimento
  • Diâmetro menor ou igual a 70cm
  • Rótulo de postagem colado na maior face da embalagem

Frete de grandes volumes por transportadoras privadas

As transportadoras privadas podem ter limites de pesos e dimensões maiores do que os Correios, por isso, ao calcular o frete de grandes volumes é importante pesquisar.

A LATAM Cargo, por exemplo, por se tratar de uma transportadora de modal aéreo, permite o envio de volumes maiores. As encomendas podem pesar até 200kg e ter as dimensões máximas de 120cm de altura x 140cm de largura x 160cm de comprimento.

Por isso, pode se tornar uma opção interessante para frete de grandes volumes e longas distâncias, como para outros estados.

Após uma pesquisa sobre as exigências das principais transportadoras, o lojista deverá tomar uma decisão: assinar contratos individuais com as transportadoras que se mostraram adequadas para suas necessidades ou contratar uma plataforma logística.

Um dos fatores que irá nortear essa escolha será a quantidade de envios que o e-commerce faz mensalmente.

Para uma loja virtual com poucos envios mensais, dificilmente um contrato individual com uma transportadora será vantajoso. Neste caso, o mais adequado poderá ser recorrer a uma plataforma de frete que ofereça diferentes transportadoras e modalidades de entrega.

Entendendo o cálculo do frete e conhecendo as exigências das principais transportadoras, o lojista poderá tomar a decisão de forma mais assertiva, simplificando a logística do e-commerce.