Ferramentas para e-commerce: quais a sua loja precisa?

por Rodrigo Martucci Quinta-feira, 17 de dezembro de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos
O gerenciamento de um e-commerce está atrelado a plataformas e ferramentas que viabilizam as operações, automatizam processos e geram relatórios de desempenho. Elas trabalham ao lado do gestor para aprimorar a performance, manter a loja sustentável e lucrativa e entregar a melhor experiência para o usuário.

O mercado disponibiliza ferramentas para e-commerce voltadas para cada segmento e porte de loja. Há opções para automação de marketing, gestão financeira, gerenciamento de mídias sociais, atendimento ao cliente, logística, pagamentos, segurança, e-mail e muito mais.

Separei neste artigo as principais categorias de ferramentas que são fundamentais para o funcionamento de e-commerces.

E-mail marketing

Você quer converter visitantes em leads e gerar vendas? As ferramentas de e-mail marketing vão te ajudar nessa caminhada, por isso são básicas em qualquer operação de e-commerce. Para quem está começando no varejo online e para pequenos negócios, elas são a melhor escolha, pois têm ótimo custo-benefício.

Automação de marketing

Se o seu e-commerce já está preparado para fazer fluxos de automação, regras de lead scoring e demais ações mais avançadas que as ferramentas de e-mail não cobrem, então é melhor partir para as plataformas de automação de marketing.

Gateway de pagamento

Outra solução fundamental para fazer um e-commerce funcionar, pois é a ligação tecnológica entre a loja, os meios de pagamento e as ferramentas para gestão de risco. Ele é responsável por enviar dados e receber respostas para que o sistema do e-commerce saiba se a compra deve ou não ser confirmada.

Ao escolher o gateway de pagamento, leve em consideração custos, velocidade de operação, prazo para recebimentos e proteção contra fraudes. Lembre-se que um longo processo de checkout pode elevar a taxa de abandono de carrinho.

Plataforma

A plataforma de e-commerce responde pela experiência do usuário no site, pelas facilidades no acesso às informações dos produtos e pelo checkout dinâmico.

Enquanto pequenos negócios devem priorizar plataformas que ofereçam bom suporte ao cliente e integrações para fornecedores nacionais, lojas maiores precisam focar em personalização, integrações com sistemas, segurança e navegação fácil e intuitiva.

ERP

Todo e-commerce precisa de um ERP para administrar vendas, estoque, compras, notas fiscais, distribuição e logística.

É uma ferramenta essencial para lojas virtuais por automatizar processos, ganhando em agilidade, redução de erros e duplicidade de informações.

Atendimento ao cliente

São ferramentas que otimizam o atendimento ao consumidor e fundamentais na operação do e-commerce, pois um suporte eficaz e resolutivo é capaz de estimular

as vendas e aumentar o valor da empresa.

Sistema de segurança

Um ambiente seguro é fundamental para operação de um e-commerce. A loja precisa estar blindada a invasores. Ter um site seguro evita prejuízos e deixa o cliente tranquilo para comprar.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER