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Fatores estratégicos que ajudam na decisão de compra do usuário

Por: Matheus Albino

Head de Mídia na Enext

Carreira construída em mídia. Desde 2015, possui formação em marketing. É certificado pelo Google, Meta e Mercado Ads. Nós últimos três anos, tem se tornado especialista em varejo, gestão de pessoas e performance.

O propósito das mais diversas marcas no mercado digital é ampliar suas vendas. Para que isso aconteça, precisamos olhar para todas as etapas do funil, de uma forma que o reconhecimento aconteça e a lembrança da marca fique de vez na jornada do consumidor dentro dos e-commerces.

Confira alguns dos principais fatores que podem ajudar na estratégia do seu negócio, focando em todo o funil de compra do usuário.

Com isso, é importante ressaltar alguns dos principais fatores que podem ajudar na estratégia do seu negócio, focando em todo o funil de compra do usuário.

Audiências massivas

Possuir audiência em massa é um dos fatores que agregam cada vez mais no potencial do seu anúncio dentro das melhores plataformas de mídia digital. Entre elas estão: Google Ads, Meta Ads, Tiktok Ads, Mercado Ads e Amazon Ads. Quanto mais pessoas forem impactadas com a sua estratégia de marca, mais significativo será o seu resultado.

Uma boa prática é explorar e trabalhar com dados únicos das próprias campanhas ativas e considerar a estratégia de ampliar cada vez mais sua audiência. Busque trabalhar com foco em pessoas semelhantes, isto é, as que apresentaram um comportamento positivo baseado no seu objetivo.

Abordagens em cada etapa do funil

Atualmente, o funil mais conhecido e utilizado na estratégia principal de construção de marca é concebido em três momentos, que são: reconhecimento, consideração e compra.

Ao ativar sua estratégia para garantir o melhor posicionamento da sua marca no mercado, é necessário construir uma comunicação para cada etapa. O comportamento do usuário tende a ser mais objetivo e relevante para o seu negócio. Quanto mais eficiente for sua comunicação, maiores as chances de garantir a meta inicial configurada.

Otimizações de forma recorrente

Atualmente, notamos diversos tipos de formatos de anúncio sendo exibidos por todo site em que navegamos. Uma parte dos usuários tem se comportado de forma negativa com essa quantidade intrusiva, por isso, a forma de otimizar seus anúncios precisa ser necessariamente recorrente. As chances de acertar na comunicação ideal, que tem como objetivo captar o usuário, passam a ser válidas em toda a jornada de compra do consumidor.

O acompanhamento (se possível, em tempo real) é a principal ideia a ser trabalhada, afinal, conseguimos progredir e pensar como o próprio consumidor. Nesse tema, o Google recomenda trabalhar diversas estratégias de comunicação para impactar o usuário e ajudá-lo no processo de compra dentro do seu negócio. Mas lembre-se: o conteúdo é o fator essencial para garantir o sucesso do anúncio.

Capacidade de mensuração

Um dos principais fatores que ajudam na estratégia dentro do marketing digital é a capacidade de mensurar os resultados de forma efetiva.

Hoje, o mercado oferece diversas ferramentas e plataformas que permitem o acompanhamento de dados, as quais garantem o monitoramento necessário para tomarmos as melhores ações em busca de melhorias.

Um exemplo que deve ser considerado é a análise rápida. Ela indica a constante variação entre as principais métricas, destacando que existe um problema na comunicação do seu anúncio. Portanto, busque ampliar a assertividade, analisando seus próprios dados, definindo suas decisões e construindo o melhor retorno de investimento que seu negócio pode ter.

Em conclusão, para garantir o sucesso na decisão de compra do usuário, é essencial buscar audiências massivas, adaptar a comunicação para cada etapa do funil de compra, otimizar os anúncios de forma recorrente, acompanhar os resultados em tempo real, priorizar o conteúdo de qualidade e utilizar ferramentas de mensuração para tomar decisões estratégicas. Ao considerar esses fatores, as chances de obter um retorno de investimento satisfatório e impactar positivamente a jornada do consumidor são significativamente maiores.